Por Rennan Setti | O “atacarejo” aumentou sua penetração entre os consumidores brasileiros de 62% para 73% de 2019 a 2023, chegando a praticamente três quartos dos domicílios, calcula o BTG Pactual em relatório. O avanço mostra o sucesso de um modelo agressivo em preços mesmo após o controle inflacionário e se dá em detrimento dos hipermercados — a participação deles nas vendas caiu de 46% para 35% no período, estimou o banco.
“Há uma certa saturação (nos ‘atacarejos’), já que o segmento cresceu rapidamente nos últimos anos, principalmente nos subúrbios. Mas, à medida que as empresas abrem mais lojas nos centros urbanos (e até mesmo no interior, aproveitando os formatos de lojas menores e com mais serviços oferecidos nas lojas, sem abandonar o modelo de baixo preço (…), ainda vemos o ‘atacarejo’ como formato de varejo de alimentos mais resiliente no Brasil”, escreveram os analistas do BTG, em relatório sobre o gigante americano Costco, que opera modelo semelhante.
‘Modelo foi substituído’
O BTG foi lapidar em sua conclusão: “No Brasil, o papel anterior dos hipermercados como lojas de tudo (suprimento geral) foi substituído pelo ‘cash & carry’ (‘atacarejo’).”
“Players como Atacadão (Carrefour), Assaí e Grupo Mateus, assim como numerosos players regionais, se beneficiaram dessa mudança, entregando um crescimento acima da média e atraindo mais consumidores que costumavam comprar em outros formatos (principalmente hipermercados)”, acrescentaram.
Fonte: O Globo