Por Haleluya Hadero | A Amazon entregou pacotes aos seus clientes Prime com a maior velocidade de todos os tempos em 2023, disse a varejista nesta terça-feira (30), graças a uma melhor colocação de estoque, um novo modelo de regionalização para remessas e mais armazéns no mesmo dia.
A empresa indicou em anúncios públicos e chamadas de ganhos corporativos no ano passado que os pacotes estavam chegando mais rapidamente às portas dos membros Prime, que pagam US$ 139 por ano – ou US$ 14,99 por mês – por entregas rápidas e outras vantagens.
Em uma postagem no blog da companhia nesta na terça-feira (30), Doug Herrington, CEO do negócio de lojas da Amazon em todo o mundo, forneceu mais detalhes sobre as remessas de encomendas feitas durante a temporada de compras de fim de ano, que registrou fortes gastos do consumidor, apesar dos aumentos de preços e dos altos custos de empréstimos.
Nos últimos três meses de 2023, Herrington disse que a Amazon aumentou o número de itens entregues no mesmo dia – ou durante a noite – nos EUA em mais de 65% em relação ao ano anterior. Mais de 70% dos pedidos Prime chegaram no mesmo dia ou no dia seguinte do outro lado do Atlântico, no Reino Unido.
No geral, a Amazon disse que entregou 7 bilhões de itens com remessa no mesmo dia ou no dia seguinte no ano passado. A empresa se recusou a fornecer números comparáveis sobre os dados de remessa de 2022.
A gigante do comércio eletrônico atribuiu as entregas mais rápidas a melhorias no gerenciamento de estoque e ao crescimento de seus sites de entrega no mesmo dia. Atualmente, a empresa tem 55 desses locais em áreas metropolitanas nos EUA, com planos de adicionar mais nos próximos anos.
O envio mais rápido também está sendo impulsionado por uma nova rede de operações, que divide o país em regiões menores e envia itens a partir dessas áreas. O novo modelo – que segue um boom pandêmico na área de logística da empresa e cortes subsequentes – também ajuda a Amazon a reduzir os custos, já que os pacotes percorrem uma distância menor e têm menos pontos de contato.
Sarah Mathew, vice-presidente de experiência de entrega da Amazon, disse em uma entrevista que a varejista on-line está analisando continuamente suas regiões – incluindo os prédios e estoques dentro delas – e planeja refiná-las para melhor atender aos clientes.
Fonte: Valor Econômico