Por Amanda Lucio | O ano de 2024 acabou de começar e com ele chegam as expectativas e previsões do que irá acontecer nos mais variados setores de vendas, serviços e no dia a dia dos consumidores. Pensando nisso, a WGSN fez um levantamento com 13 tendências para este ano e os próximos, considerando como a IA generativa e suas ferramentas, setores de beleza, automóveis e vestuário devem ser impactados pelo que está por vir. Aqui, separamos cinco previsões para você ficar de olho e se preparar para o que fará sucesso no futuro.
1. Criando e buscando com a IA
Como já era esperado, a IA generativa chegou para ajudar o trabalho humano. O relatório de tendências apontou que os designers estão cada vez mais usando as ferramentas para experimentar e criar. Um estudo recente do MIT apontou que a introdução de ferramentas de IA generativa ao fluxo de trabalho dos designers aumenta a produtividade. A sugestão é que as empresas estejam abertas para receber colaboradores que usem essas ferramentas e estejam dispostos a incorporá-los na sua rotina de trabalho.
Além disso, as ferramentas de IA também estão ajudando os consumidores a encontrar produtos, sugerindo aqueles que têm fit com o perfil de cada um. Como o Dream House, criado pela plataforma imobiliária realtor.com (EUA), que ajuda o usuário a encontrar a casa dos sonhos através de um mecanismo de busca: a pessoa descreve visualmente a sua casa ideal, então o site gera uma imagem e fornece os imóveis disponíveis mais alinhados à descrição.
2. Alfaiataria de brechó
Já que a moda circular está em alta, o relatório identificou que as peças mais buscadas nos brechós são as sociais. As roupas de alfaiataria estão ganhando novas composições de looks, sendo revisitadas para expressar estilo pessoal e identidade profissional. Sem esquecer que essas peças têm relação com a rebeldia e o desejo por inclusão da Geração Z, baseado em uma proposta agênero.
3. Seu carro, sua vida
O relatório da WGSN também aponta que os carros serão cada vez mais inteligentes e sendo usados como espaço de descanso e lazer, já que o tempo de deslocamento entre os espaços tem sido cada vez mais maior. Então, assentos reclináveis e materiais de primeira linha estarão disponíveis para o público, assim como cheiros específicos e iluminação programada para aumentar a sensação de bem-estar e proporcionar uma experiência imersiva – como no recurso Holoride, da Audi, ou no carro-conceito Afeela, da Sony Honda Mobility.
4. Ordenha vegetal
Como é preciso ter cuidado com a exploração sem moderação dos recursos naturais, o setor de beleza sustentável irá passar por uma transformação com a chegada de fontes alternativas de ingredientes. A “ordenha vegetal” é um método de cultivo aeropônico de baixo impacto ambiental, que extrai ingredientes ativos das raízes das plantas, aumentando a produção e diminuindo o uso da água e do solo, fazendo com que a mesma planta seja “ordenhada” várias vezes ao ano. O método também é 100% rastreável, então o consumidor pode acompanhar toda a trajetória do produto.
5. Jeans biodegradável
Hoje em dia são produzidas por ano mais de dois bilhões de calças jeans no mundo, gerando muitos resíduos têxteis no meio ambiente. Mesmo com a economia circular em alta, é preciso fazer um descarte certo desse material e a indústria de vestuário vem fazendo avanços em relação ao tema.
Em 2024, a tecelagem Calik Denim (Turquia) quer lançar um revestimento para o jeans que vai fazer que mais de 99% da peça se biodegrade na natureza em apenas 210 dias. Na Itália, a Candiani Denim lançou um jeans biodegradável com stretch usando sua tecnologia patenteada plant-based Coreva, que substitui as fibras de stretch à base de derivados de petróleo. Lá, a marca Jacob Cohën também criou um jeans totalmente compostável.
Fonte: E-Commerce Brasil