17/03/2015 às 05h00 Por Murillo Camarotto | De Brasília Seis empresas entregaram os envelopes com as propostas para a disputa do leilão de concessão dos 13 quilômetros da BR101 que incluem a ponte RioNiterói. As propostas foram entregues na sede da BM&FBovespa, local onde será realizado, amanhã, o certame. A lista de interessados ainda é sigilosa, mas como antecipou o Valor na sua edição de ontem, a CCR (controlada pelos grupos Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido), atual concessionária, e o grupo de logística JSL devem participar do leilão. Há dúvidas quanto à participação das empreiteiras que entraram nos últimos leilões de rodovias, mas que agora estão envolvidas na Operação LavaJato, casos de Engevix, Queiroz Galvão e Galvão Engenharia. Essas empresas enfrentam dificuldades financeiras que impossibilitam assumir novos compromissos. Outros grupos tradicionais, como a Triunfo, têm disposição em entrar no certame, mas há dúvidas no mercado também quanto ao fôlego financeiro desta companhia, que toca outros investimentos pesados, como no aeroporto de Viracopos (SP), em terminais portuários e na duplicação da BR060/153. A novata na disputa promete mesmo ser a JSL. A empresa (que faz serviços de transporte, gestão de estoque, aluguel de frotas e outros) não tem nenhum negócio de infraestrutura em carteira hoje. Há pouco mais de um mês, a empresa já havia anunciado ao mercado que a subsidiária CS Brasil (que engloba todos os serviços prestados a órgãos públicos) passaria a avaliar “o cenário de oportunidades para atuação em negócios de infraestrutura De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a lista das empresas habilitadas deverá ser divulgada às 17 horas de hoje. O edital publicado pela ANTT fixou em R$ 5,18 o valor máximo para a tarifa de pedágio na ponte. O valor estabelecido representa uma pequena queda em relação ao preço praticado atualmente, que é de R$ 5,20. Será considerada vencedora da concorrência a proposta de menor tarifa de pedágio. O contrato de concessão, com prazo de 20 anos, foi estimado no edital em R$ 5,14 bilhões e prevê investimentos em melhorias no entorno da ponte, que liga a cidade do Rio de Janeiro a um dos mais importantes municípios da região metropolitana. Entre as obras previstas está a construção de uma alça de ligação com a Linha Vermelha, via expressa que liga o centro do Rio à Baixada Fluminense. Também foi incluída uma passagem subterrânea sob a Praça Renascença, em Niterói, que visa melhorar a fluidez do tráfego naquela região.
Valor Econômico – SP