Por Nathalia Larghi | Após quatro meses seguidos de queda no fluxo de visitantes nas lojas físicas, esse movimento voltou a subir no mês de outubro. Pelo menos foi o que mostrou o levantamento do IPV (Índice de Performance do Varejo), feito pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
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De acordo com o levantamento, a quantidade de consumidores em lojas físicas subiu 12% na comparação com setembro. A última vez em que esse indicador havia subido foi em maio deste ano.
Levando em consideração apenas a movimentação em shoppings centers, o indicador também mostrou uma alta de 3% na comparação mensal. Já os estabelecimentos localizados na rua tiveram um aumento de 9%.
No comparativo anual, a presença de consumidores aumentou 10% nas lojas de rua, mas se manteve estável nos shoppings centers. Por fim, no acumulado de 2022, a alta é de 24% nos shoppings e de 28% nas lojas de rua.
O levantamento também mostrou que as lojas físicas da região Sudeste registraram o maior crescimento no fluxo de consumidores na base anual, com 15% de aumento. Já no recorte dos shoppings centers, a região Nordeste teve a maior alta no fluxo de consumidores no comparativo anual, com 34%.
Já no comparativo mensal, as maiores altas foram do Norte (com aumento de 18%) e de 15% no Sudeste.
Por fim, o levantamento também mostrou que as categorias de lojas de “eletroeletrônicos” e “home center” (que inclui lojas de móveis, por exemplos) foram as que tiveram as maiores quedas na comparação anual, com retração de 9% cada.
Fonte: Valor Investe