Por Daniela Braun | A rede Atacadão, operação de atacarejo, ou “cash & carry”, do Grupo Carrefour Brasil, tem o melhor preparo para enfrentar a continuidade da deflação de alimentos nos próximos meses, disse hoje Stéphane Maquaire, diretor-presidente do Carrefour Brasil.
“O Atacadão é capaz de enfrentar a deflação e manter margem bruta nos próximos trimestres”, disse Maquaire, em teleconferência sobre os resultados da empresa no terceiro trimestre.
A rede de atacarejo teve 15 novas lojas abertas no ano, sendo três convertidas, e registrou margem bruta de 15,7% entre julho e setembro, alta de 0,9 ponto percentual em base anual. Para 2024, Maquaire prevê a conversão de mais lojas em Atacadão.
O foco para o segmento é manter “a margem bruta com o melhor preço ao consumidor”, observou Eric Alencar, diretor financeiro do grupo. O plano de ação para os próximos trimestres é compensar queda da margem bruta do varejo.
Disciplina em custos é a meta da empresa para a recuperação no varejo, que ainda enfrenta um legado não rentável da compra da rede Big, concretizada em junho de 2022, e um tempo mais longo de maturação de lojas convertidas.
Alencar destacou que a empresa está “obcecada” com a redução de custos e despesas (SG&A, na sigla em inglês). No terceiro trimestre, o indicador aumentou 3,3% em base anual.
O diretor financeiro informou que o grupo encerrou as despesas com conversão de lojas no terceiro trimestre e que agora seguem apenas as despesas com reestruturação.
A criação de lojas “combo” incluindo unidades Sam’s Club dividindo espaços e estacionamentos com lojas Atacadão ou Hipermercado Carrefour é um exemplo de conversão de lojas que o grupo está perseguindo.
“O formato combo é bem promissor por entregar sinergias”, disse Maquaire.
No balanço divulgado ontem, o Carrefour informou o plano de abrir quatro novas lojas Sam’s Club no quarto trimestre.
Deflação segue até o fim de 2023
“O trimestre foi impactado por uma deflação persistente no segmento alimentar, além disso a queda da taxa de juros tem ocorrido de forma mais lenta do que o previsto”, comentou o presidente do Carrefour.
A disciplina em custos é o foco do grupo para se recuperar no varejo. “Estaremos preparados para a retomada do poder de compra do brasileiro”, comentou o executivo.
“A deflação de 0,5% em outubro mostra saída paulatina desse momento até o fim do ano”, disse o presidente do Carrefour. Ele prevê que os alimentos básicos saiam, da deflação antes dos reajustes de produtos industrializados.
Maquaire notou que houve uma deflação menor de alimentos em outubro, mas prevê a continuidade deste cenário pelo menos até o fim de 2023. No mês passado, ele informou que o grupo manteve a mesma média de resultados do terceiro trimestre.
Novo diretor de operações
O presidente do Carrefour Brasil também comentou sobre a chegada do novo diretor de operações (COO, na sigla em inglês) como “um golaço e um ganho para ajudar a empresa em sinergias”.
O novo diretor executivo de operações do Grupo Carrefour Brasil, Pablo Lorenzo, foi anunciado no início de outubro para supervisionar e coordenar as operações do Atacadão, Varejo e Sam’s Club.
Lorenzo está na companhia há mais de 26 anos e, anteriormente, ocupava o cargo de diretor presidente do Carrefour Argentina.
O Carrefour vem revisando funções executivas depois da compra do Big, que gerou duplicidade de funções. Neste quesito, o plano de reduzir custos também se aplica.
Em outubro, o diretor-presidente da unidade de varejo, Daniel Mora, deixou a empresa, após desligamento da função, conforme apurou o Valor.
Fonte: Valor Econômico