Por Vitória Fernandes | A primeira estação de entrega em comunidades, localizada na Paraisópolis, tem capacidade de entrega de até dois mil pacotes por dia
A Amazon, varejista fundada pelo bilionário Jeff Bezos, está investindo de forma consistente no Brasil. Em pouco mais de três anos, a empresa abriu dez centros de distribuição e criou 22 estações de entregas por aqui, buscando agilizar o processo logístico de seus pedidos no país. Agora, a empresa está com uma nova ambição: chegar às favelas e comunidades.
Em parceria com a Favela Llog, do grupo Favela Holding, a Amazon está expandindo suas operações para seis novas estações de entrega em regiões como Capão Redondo, Aricanduva, Brasilândia, Grajaú, Heliópolis e Carapicuíba (SP). As novas unidades são responsáveis pela etapa de “última milha”, processo que possibilita que os pacotes cheguem com mais rapidez e qualidade aos clientes em todo o país.
Confira quem são as dez maiores varejistas do Brasil
1- Grupo Carrefour Brasil (CRFB3)
Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
Faturamento em 2022: R$ 108 bilhões
2- Assaí (ASAI3)
Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
Faturamento: R$ 59,7 bilhões
3- Magazine Luiza (MGLU3)
Segmento: Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral
Faturamento: R$ 44,7 bilhões
4- Via (VIIA3)
Segmento: Eletromóveis
Faturamento: R$ 39 bilhões
5- Americanas (AMER3)
Segmento: Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral
Faturamento: R$ 34,4 bilhões
*Rombo contábil foi divulgado em janeiro de 2023
6- RaiaDrogasil (RADL3)
Segmento: Drogaria e Perfumaria
Faturamento: R$ 30,9 bilhões
7- Grupo Boticário
Segmento: Drogaria e Perfumaria
Faturamento: R$ 23,6 bilhões
8- Natura&CO (NTCO3)
Segmento: Drogaria e Perfumaria
Faturamento: R$ 20,7 bilhões
9- Grupo Mateus (GMAT3)
Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
Faturamento: R$ 20,4 bilhões
10- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)
Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
Faturamento: R$ 18,4 bilhões
Para Rafael Caldas, líder da Amazon Logística no Brasil, o que incomoda é saber que 39% dos mais de 17 milhões de moradores das favelas existentes no país ainda não recebem suas encomendas em casa. “É exatamente nessa frente que estamos trabalhando para transformar. Objetivamos dar tratamento igual a todos os clientes do Brasil, independentemente da sua localidade. É um trabalho longo, dado o tamanho e as especificações do nosso país, mas recompensador por todas as milhares de vezes que vemos um cliente sorrindo ao ter a sua compra entregue na porta da sua casa”, afirma.
Como iniciativas como essa, o processo de entrega da Amazon no Brasil ganhou destaque na iniciativa global “Entregas pelo mundo”, que apresenta como funcionam a logística para clientes na Áustria, Estados Unidos, Itália, Índia e Japão. De acordo com a companhia, algumas das ferramentas utilizadas por aqui para facilitar o processo são Machine Learning e a Inteligência Artificial, que ajudam na elaboração de rotas mais precisas que otimizam o trabalho de quem faz as entregas.
Na visão de Caldas, as tecnologias utilizadas pela companhia junto aos novos postos de entrega fazem a diferença no processo como um todo. “A nossa vasta malha logística nos ajuda a realizar entregas em 100% dos municípios do Brasil, graças à combinação de nossa própria operação e de nossos parceiros logísticos. Essa malha permite o envio de produtos para mais de 200 cidades em até um dia útil e mais de mil cidades em até dois dias úteis para clientes Prime”, afirma.
O executivo reforça ainda que o compromisso da Amazon com o Brasil é de longo prazo. “Queremos continuar desenvolvendo nossos serviços para oferecermos excelência para ainda mais consumidores”, complementa.
Fonte: Forbes