Por Redação | A indústria da moda gera impactos ambientais desde a produção de matérias-primas até a geração de resíduos quando a peça chega ao fim de sua vida útil. Ainda há um longo caminho para combater todos os problemas que envolvem esta cadeia, entretanto uma das frentes de atuação que algumas marcas têm apostado é na disponibilização de locais para que os consumidores possam destinar corretamente suas roupas usadas.
A Dafiti é a mais recente empresa a apostar na estratégia. Para incentivar a circularidade na moda, 35 pontos de coleta para roupas em desuso foram instalados na cidade de São Paulo.
Nos locais, funcionam pequenos estabelecimentos parceiros da fashiontech onde os clientes, atualmente, podem retirar as suas compras quando não há um responsável para receber em seu endereço. Além de postos de recolhimento no escritório da Barra Funda, Zona Oeste da capital, e no Centro de Distribuição em Extrema (MG), a fim de levar a cultura da reciclagem de dentro para fora.
Na iniciativa, são aceitas peças de roupa em quaisquer condições, sendo peças compradas ou não no site da marca. O volume, então, será encaminhado à ONG Cerzindo, que fará a curadoria.
As peças poderão ser doadas diretamente aos beneficiários da instituição ou vendidas no bazar. Nesse caso, os valores serão revertidos para a ONG, colaborando para manutenção da organização, capacitação dos beneficiários e financiamento dos atendimentos sociais. Uma terceira opção, a depender das condições, é reaproveitar as roupas por meio do processo de upcycling – uma técnica de reparo e transformação de algo que seria descartado.
Confira aqui a lista completa de 35 locais e seus endereços para entrega.
Dafiti Circula
Batizada de Dafiti Circula, a iniciativa sustentável visa, segundo a empresa, “estimular o público a participar de uma moda responsável, colaborativa, criativa e benéfica ao meio ambiente”.
O takeback, como é conhecida a ação, possibilita a circulação de roupas pelo maior tempo possível e, consequentemente, a redução de resíduos gerados. “A Dafiti, como uma referência no mercado da moda, apoia iniciativas sustentáveis, como é o caso deste programa, no qual vamos oferecer opções para estender a vida útil das roupas incentivando o seu uso por mais tempo”, reflete Cristiano Medeiros, Gerente de Sustentabilidade da
Dafiti.
O Dafiti Circula não é a primeira iniciativa voltada ao meio ambiente que a empresa adota. Em seu site, a fashiontech apresenta a Dafiti Eco, catálogo sustentável que engloba mais de seis mil produtos de grandes marcas, como Adidas, Nike, GAP e Forever 21. Para integrar a seção, as peças atendem ao menos uma de suas quatro categorias: matéria-prima sustentável, eco produção, compromisso social e respeito aos animais.
Em 2022, a empresa reduziu 33% nas emissões totais de sua pegada de carbono em comparação com o ano anterior. Até 2030, a empresa tem o objetivo de utilizar materiais sustentáveis em 75% dos produtos de marca própria e em 95% das embalagens compradas.
Fonte: Ciclo Vivo