Por Isabela Rovaroto | O mercado de proximidade Oxxo deve continuar em um ritmo acelerado de expansão no Brasil. A rede criada pela joint venture do grupo mexicano Femsa e Raízen chegou no país há três anos e já conta com 325 unidades.
“A gente vai continuar abrindo uma unidade por dia para liderar o setor de conveniência e proximidade”, diz o CEO regional de Mobilidade da Raízen, Teo Lacroze.
Com uma inauguração por dia, a rede Oxxo deve abrir mais de 210 unidades até o fim do ano.
Durante apresentação a investidores realizada nesta quarta-feira (24), o executivo também afirmou que o faturamento das lojas cresceu 44% no último ano. Em 2023, também virá para o Brasil a marca Shell Café, presente em mais de 1.500 pontos de venda no mundo.
Crescimento do mercado de proximidade
O mercado de proximidade é um segmento do varejo que oferecem conveniência para os clientes e estão localizados a uma distância curta. No Brasil, esse conceito tem ganhado destaque nos últimos anos, impulsionado pela pandemia e pela maior busca por experiências de compra personalizadas.
Em 2020, o Sebrae apontou o mercado de proximidade como uma tendência de consumo em crescimento. A rede de minimercados chegou ao Brasil naquele ano, oferecendo bebidas, comidas prontas e padaria por 24 horas. O estudo apontou que 46% dos consumidores buscam comprar produtos em mercados locais, priorizando a proximidade e a qualidade dos produtos.
No último mês, o “ó-qui-sô” passou a oferecer atendimento no WhatsApp. Os clientes podem consultar os serviços disponibilizados nas lojas, incluindo ofertas e cardápio da semana.
Onde o Oxxo foi criado?
A rede Oxxo tem origem no México. Fundada em 1978 pela FEMSA Comércio, o mercado de proximidade está presente em diversos países da América Latina com mais de 19 mil lojas.
Quando o Oxxo chegou no Brasil?
A primeira loja do Oxxo foi inaugura em 2020 em Campinas, interior de São Paulo.
Fonte: Exame