Por Mariana Ribeiro | O Mercado Pago inicia 2023 com lançamentos como o Point Tap, solução que transforma o celular em maquininha; financiamento de veículos e fundos de investimentos. Também voltou a acelerar as emissões de cartão de crédito em março.
Tendência na indústria de pagamentos, o Point Tap permite que, por meio da tecnologia NFC (de aproximação), lojistas recebem pagamentos em cartão por meio do celular, sem a necessidade de um terminal. Empresas como Stone, Nubank, SumUp e Gertec já lançaram produtos similares. “Deve ser bastante transformador no mercado de pagamentos”, afirma Oliveira.
O Mercado Pago ainda não divulgou taxas relativas ao serviço, mas diz que funcionará como uma porta de entrada para os vendedores que ainda não usam maquininhas. Para incentivar o novo produto, o banco digital quer oferecer benefícios para a compra de celulares compatíveis com NFC no marketplace. Na área de investimentos, o banco está lançando três fundos, para diferentes perfis de investidores. A oferta será feita em parceria com a Órama. A taxa de administração será de 0,5% para a opção conservadora; 1% para a moderada e 2% para a agressiva. Outro objetivo para 2023 é aumentar a capilaridade dos produtos de seguros.
Segundo Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago para a América Latina, o Mercado Pago quer ser tornar o terceiro maior banco do país em um período de 18 a 24 meses.
Na área de crédito, a empresa também começa a oferecer a opção de financiamento de veículos. O produto será, inicialmente, focado da cidade de São Paulo e em clientes com crédito aprovado. Esse é um exemplo de integração com o Mercado Livre, já que a oferta aparecerá como mais uma alternativa de financiamento nos anúncios de veículos no marketplace. “A ideia é aprender com o novo produto para depois ir escalando”, diz Oliveira.
Os veículos elegíveis a serem financiados pelo Mercado Pago serão identificados na plataforma do Mercado Livre e o usuário também verá nessa busca a etiqueta “Crédito Aprovado” no próprio anúncio. Ao escolher essa opção, será possível financiar até 80% do valor do veículo, de 12 a 60 vezes.
Após colocar o pé no freio na oferta de cartão de crédito em 2022, no mês passado o Mercado Pago registrou o maior volume de emissões em 14 meses. Segundo Oliveira, o ano passado foi importante para observar o cenário e adequar a oferta a esse novo ambiente para o crédito.
Fonte: Valor Investe