Companhia anunciou parcerias com operadoras nos EUA e aquisição de patentes
De olho nos movimentos recentes de rivais como Apple e Samsung, o Google divulgou ontem duas novas investidas para aprimorar e reforçar o Google Wallet, seu serviço de pagamentos móveis, lançado em 2011.
O Google anunciou a aquisição de tecnologias e patentes da Softcard, companhia de serviços de carteira digital criada em 2010, a partir de uma associação entre as operadoras AT&T, T-Mobile USA e Verizon Wireless.
Como parte do acordo, o gigante da internet fechou parcerias com essas teles para pré-instalar o aplicativo do Google Wallet nos smartphones baseados no sistema operacional Android vendidos nos Estados Unidos pelas três operadoras.
Os pagamentos móveis vêm crescendo rapidamente. No decorrer dos anos, temos recebido um ótimo retorno dos consumidores que usam o Google Wallet e vamos continuar a investir para tornar esse recurso mais fácil e seguro para que mais pessoas possam fazer pagamentos pelo telefone, afirmou Ariel Bardin, vice-presidente de pagamentos do Google, em postagem no blog oficial da companhia.
Os anúncios seguem mudanças recentes e significativas no cenário competitivo do mercado ainda em amadurecimento dos pagamentos móveis.
O principal impacto foi o lançamento do Apple Pay, serviço da Apple, no fim de 2014.
Ainda restrito aos Estados Unidos, o Apple Pay já responde por mais de US$ 2 de cada US$ 3 das compras realizadas por meio de tecnologias sem contato (NFC, na sigla em inglês) entre as três maiores redes de cartões de crédito, informou a Apple, no início do ano.
Outro movimento recente no setor foi dado pela Samsung.
Na semana passada, a companhia sul-coreana anunciou a compra da LoopPay, start-up americana de serviços de carteira eletrônica.
A aquisição reforçou a intenção da Samsung em lançar um serviço para concorrer, em particular, com o Apple Pay.
Com agências
Brasil Econômico – SP