Por Redação
O setor varejista está cada dia mais atendo ao ESG, sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa. A pauta é cada vez mais latente e forte dentro de grupos brasileiros e internacionais atuando no Brasil.
De acordo com Renata Moraes, CEO da ImpulsoBeta, consultoria de Gestão de Mudança em Diversidade, Equidade e Inclusão, o segmento foca no posicionamento de marca com os consumidores finais, que cada vez mais valorizam comprar em organizações alinhadas com seus valores. Além disso, as questões de sustentabilidade e diversidade são tópicos em ascendente valorização pelo consumidor.
Quando o tema é diversidade, alguns desafios costumam ser compartilhados entre as empresas do setor: a falta de diversidade nos cargos de liderança, episódios de discriminação dentro das lojas e o apoio aos desafios de respeito e inclusão aos seus próprios colaboradores, como as mulheres profissionais que sofrem violência doméstica.
“Sabemos que a sociedade brasileira está representada nas empresas de varejo e, normalmente, as lojas são diversas da perspectiva de raça e, mais recentemente, abriram mais espaço para pessoas LGBTQIAP+ e 50+. O desafio no momento é garantir que o ambiente seja inclusivo para todas as pessoas, bem como as chances de avanço profissional”, explica Renata.
Fonte: S.A. Varejo