13/02/2015 – 07:03
A Lojas Renner, maior varejista de moda do Brasil, encerrou o ano fiscal de 2014 com receita líquida total de R$ 5,2 bilhões, e o Ebitda total somou R$ 1,1 bilhão, incrementos de 19,4% e 25,8%, respectivamente, frente ao exercício anterior. As Vendas em Mesmas Lojas tiveram seu ápice no quarto trimestre, com 17,3% de alta, e avanço anual de 11,1%, percentual acima das expectativas do mercado. Tendo como referência a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, conforme dados do setor de vestuário e calçados já divulgados até dezembro, em todos os meses do ano e em todas as regiões do Brasil, o desempenho de Lojas Renner superou o indicador.
A margem bruta da operação de varejo consolidada chegou a 53,8%, 1,1p.p. acima dos 52,7% apresentados em 2013. Entre as iniciativas que contribuíram para este resultado estão a melhoria do processo de captura de tendências e desenvolvimento de produtos, aliadas à melhor administração dos estoques e com maior gestão comercial, que permitiu que a alocação e distribuição dos produtos em lojas fossem aprimoradas.
As despesas operacionais em 2014 foram de R$ 3,2 mil por m2, tendo apresentado redução de 1,0% em relação ao ano anterior, fruto de constante trabalho de racionalização de despesas, que, em 2014, continuou sendo desenvolvido através do Projeto denominado +Simples. Em relação à receita líquida, as despesas operacionais apresentaram redução, superando assim o objetivo da Companhia de manter as despesas e garantir a rentabilidade das operações, mesmo durante o período de investimentos e de expansão de lojas que estamos vivendo.
Com isso, a Lojas Renner registrou lucro líquido de R$ 471,4 milhões em 2014, com crescimento de 15,7% em relação a 2013. O Ebitda ajustado total somou R$ 1.053,1 milhões em 2014, evolução positiva de 25,8% quando comparada a 2013. A Margem Ebitda ajustada total foi de 22,7%, 1,3p.p. acima do ano anterior, de 21,4%. A boa venda ao longo do ano, o rígido controle das despesas e os Produtos Financeiros contribuíram positivamente para este resultado.
Resultado de produtos financeiros – Os produtos financeiros apresentaram resultado de R$ 217,5 milhões em 2014, com evolução positiva de 25,1% em relação aos R$ 173,9 milhões obtidos em 2013, representando 20,7% do Ebitda ajustado total.
Os Cartões Renner somaram 24,3 milhões de plásticos ao final de 2014, e registraram participação de 49,7% nas vendas de mercadorias. O ticket médio do Cartão Renner no período foi de R$ 176,28 e o ticket médio da Companhia foi de R$ 126,56, ante R$ 163,57 e R$ 117,31, respectivamente, em 2013.
O cartão co-branded Meu Cartão contava, em dezembro de 2014, com 1,3 milhão de cartões aptos, tendo a sua carteira alcançado a marca de R$ 338,0 milhões, com crescimento de 92,8% em relação à de 2013, o que contribuiu com uma geração de receitas no ano no valor total de R$ 125,4 milhões, ante R$ 54,4 milhões de 2013.
Investimentos -Em linha com o planejamento de longo prazo, em 2014, foram investidos R$ 502,0 milhões. Este montante inclui a abertura de 54 novas lojas, sendo 31 da Renner, 13 da Camicado e 10 da Youcom, bem como 11 reformas e atualizações de lojas.
Em 2015, a Lojas Renner dará sequência ao seu plano de investimentos, garantindo a competividade dos negócios, assim como a expansão da rede de lojas, tendo como base a simplicidade, a eficiência e o encantamento.
Conforme orçamento de capital, a previsão para este ano é inaugurar 25 lojas Renner, 10 Camicado e 10 Youcom. Serão investidos, ao todo, incluindo o novo CD e outros projetos, R$ 550,0 milhões.
A Lojas Renner (LREN3) é uma corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis diferenciados de governança corporativa da BM&FBovespa. A empresa está presente em todas as regiões do país por meio de suas lojas da Renner; Camicado, empresa no segmento de casa e decoração; e Youcom, novo modelo de negócio para o público jovem.
A Renner é a maior varejista de moda no Brasil e conta com 248 lojas no país, além do e-commerce [www.lojasrenner.com.br]. Por meio de suas marcas próprias, das quais seis são representativas do conceito de Lifestyle, desenvolve e vende roupas, calçados e moda íntima para mulheres, homens, adolescentes e crianças. Acessórios e cosméticos também fazem parte do mix de produtos, através de duas marcas próprias. [www.estilorenner.com.br].
Fator Brasil – SP