12/02/2015
Resultado líquido em 2014 chega a R$ 964 milhões, devido à expansão de lojas e aumento de eficiência
A Via Varejo, controladora das redes Casas Bahia e Pontofrio e maior varejista de eletroeletrônicos do País, fechou o ano de 2014 com um aumento de 34,1% ém seu lucro líquido, para R$ 964 milhões. O resultado foi obtido mesmo com um crescimento bem mais modesto nas vendas líquidas, de 4,2% na comparação anual, para R$ 22,67 bilhões (+3% em mesmas lojas), uma vez que os ganhos de eficiência operacional ultrapassaram em muito a alta das receitas. Com isso, o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado avançou dois pontos percentuais, para 10,2% das vendas, ou R$ 2,31 bilhões.
No quarto trimestre do ano, o faturamento da empresa chegou a R$ 6,4 bilhões, 2,7% acima do mesmo período de 2013 (+1,5% considerando apenas lojas abertas há mais de 12 meses). Segundo a empresa, sem o impacto das lojas fechadas para atender às exigências do Conselho Administrativos de Defesa Econômica (Cade), o crescimento da receita líquida teria ficado em torno de 4,4%.
Segundo a empresa, no ano passado a companhia acelerou seu plano de expansão, com a abertura de um recorde de 88 pontos de venda (fechando o ano com 1.037 lojas em operação), mas principalmente deu continuidade a diversas iniciativas de melhoria de eficiência que contribuíram para elevar a rentabilidade. Entre essas ações estão o desenvolvimento dos formatos mobile para as bandeiras Casas Bahia e Pontofrio, que consistem em pontos de venda dedicados à venda de celulares e tablets em que o cliente pode experimentar aparelhos de diversas marcas, expandindo a atuação da empresa além dos modelos pré-pagos para um total de 20 PDVs (entre standalone e store-in-store). A empresa também revitalizou sua oferta de móveis e passou a atuar em móveis planejados, em 11 PDVs, e reforçou sua estratégia multicanal, buscando sinergias com a operação online Nova Pontocom na comercialização e entrega de produtos.
Revista No Varejo on-line – SP