O fluxo de consumidores no comércio teve queda de 5,2% em janeiro de 2015 quando comparado a janeiro de 2014, de acordo com o Índice de Consumidores do Varejo Mensal (ICV 30 ). O indicador é divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e monitora o tráfego de pessoas em lojas.
A entidade afirmou que o resultado já era esperado, já que o comércio vive um momento de retração há alguns meses. “O resultado destaca que nos últimos dez anos tivemos períodos de PIB ruim, mas não de consumo ruim. O cenário de 2015 é distinto, porque o consumo está desacelerado”, diz o presidente da SB VC, Eduardo Terra. Segundo ele, o que a entidade quer é que o governo cuide das empresas do setor varejista, porque elas irão passar por momentos difíceis.
Melhorar as ofertas de crédito de longo prazo aos empresários e flexibilizar os contratos de trabalho são medidas interessantes, diz ele. “O setor não tem muitas condições para lidar com as despesas trabalhistas. São atitudes que o governo pode adotar.”
DCI – SP