Maior rede de varejo do país, o Grupo Pão de Açúcar conseguiu alcançar melhores resultados de vendas no quarto trimestre do ano por causa do bom desempenho das operações da atacadista Assaí e do seu braço de venda online (Cnova), “compensando” as outras áreas. O negócio alimentar (redes Extra e Pão de Açúcar) e a operação da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) apresentaram números fracos no melhor trimestre do ano (outubro a dezembro).
Segundo informações publicadas na noite de ontem, a receita líquida do GPA Alimentar, que inclui os negócios de hipermercados, supermercados e de atacado cresceu 5,8%. Ao excluir o Assaí dessa conta, a expansão nas vendas das redes Extra e Pão de Açúcar foi de apenas 0,3% no período (no mesmo intervalo do ano passado, a alta foi de 12,7%). O Assaí registrou expansão nas vendas líquidas de 26,5% de outubro a dezembro.
Ao citar essa operação, o GPA informa que o negócio que inclui Extra, Pão de Açúcar e Assaí “continuou a investir na sua competitividade de preços e apresentou ligeira melhora em relação ao desempenho do terceiro trimestre”, por conta, em parte, de ações promocionais como Black Friday, e recuperação de volume e tráfego no Extra. E referese à base forte de comparação de 2013 para ajudar a explicar o resultado.
Ao se analisar a operação não-alimentar do GPA, a Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) cresceu 2,7% no último trimestre do ano incluindo nesse cálculo, portanto, as vendas natalinas. Ao se excluir desta taxa o efeito de fechamento de 32 lojas no ano passado, determinadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Via Varejo cresceu 4,4%. No mesmo período do ano passado (logo, sem o efeito de fechamento de lojas) a alta foi maior, de 11,8%.
O comando do GPA já havia ressaltado, em conversa com analistas em 2014, que sentiu efeitos da desaceleração do consumo no país em algumas áreas, mas manteria política definida em 2013 de repassar eventuais ganhos de eficiência interna para reduzir preços e com isso, tentar ampliar vendas. Para o critério de “mesmas lojas”, que inclui pontos em operação há mais de um ano (excluindo efeito de inaugurações), as vendas líquidas do Extra, Pão de Açúcar e Assaí subiram 1%.
Na Via Varejo, a alta foi de 1,5%. Foram as inaugurações que puxaram esse índice um pouco mais para cima no período entre supermercados, hipermercados e lojas de atacado, o grupo abriu 57 pontos de outubro a dezembro. A Via Varejo inaugurou 60 pontos. O negócio de venda online, que considera a venda dos sites do grupo (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com) e da Cdiscount.com no país, se expandiu 144,8% em relação ao ano anterior.
Ao se somar os dois negócios (sites da Cnova e lojas físicas da Via Varejo) o braço nãoalimentar cresceu 29%. O Grupo Pão de Açúcar apurou receita líquida de R$ 19,7 bilhões no quarto trimestre do ano, alta de 16,2% em relação ao mesmo período de 2013. A operação em diferentes formatos é citada pela empresa no relatório, como uma das explicações desta alta de dois dígitos. As vendas de lojas em operação há mais de um ano subiram 4,3% no intervalo. A receita líquida total do grupo em 2014 aumentou 13,3% em 2014, para R$ 65,5 bilhões. A companhia abriu 212 lojas, 84 pontos acima do apurado em 2013. No acumulado de 2014, a Via Varejo teve alta de 4,2% nas vendas, a Cnova, 90,2%, o Assaí, 32,7% e as redes Pão de Açúcar e Extra, 3,4%
Valor Econômico – SP