Em meio à pandemia, mais de 11,5 milhões de consumidores compraram online pela primeira vez
Por Assis Moreira
O Brasil registrou a criação de mais de 150 mil lojas on-line entre abril e setembro do ano passado, em plena pandemia de covid-19, e a expectativa é de que essa cifra continue crescendo.
O dado foi apresentado nesta quarta-feira (29) no Fórum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC) por Leandro Barcelos, coordenador de comércio internacional da BMJ Consultores Associados, em debate no qual foi moderador. O fórum reúne ONGs, academia, representantes de governos e neste ano ocorre de forma híbrida (virtual e presencial).
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Conforme Leandro Barcelos, a pandemia contribuiu para impulsionar as vendas de comércio digital também no Brasil, servindo como uma alternativa durante o período de isolamento social.
Ele mencionou dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), entre abril e setembro de 2020, segundo os quais mais de 11,5 milhões de pessoas fizeram uma compra on-line pela primeira vez no país durante a pandemia.
Regulação do e-commerce
Com a crescente relevância do tema, o Brasil tem discutido a regulação do comércio digital com parceiros comerciais relevantes. Ele relatou que negociações comerciais concluídas com Chile, Mercosul e União Europeia têm iniciativas para viabilizar as vendas digitais brasileiras. Da mesma forma, o país discute regras sobre comércio digital nas negociações com Canadá, Coreia do Sul e no âmbito da OMC.
As negociações comerciais facilitam e dão transparência a processos de venda na internet, acrescentou Leandro Barcelos.
Fonte: Valor Econômico