Marcas de diversos setores, como alimentação e serviços, adotam criptomoedas para o pagamento de taxas de franquia
Por Rafael Gregório
As redes Sofá Novo de Novo, Suporte Smart (de um mesmo grupo), Espetto Carioca, Bendito (de outro grupo), Açougue Vegano e Mr. Fit anunciaram em conjunto a novidade de integração ao mundo cripto.
Uma delas, a Mr. Fit, de marmitas congeladas com foco em alimentação saudável, já registrou um caso de franqueado que quitou as cobranças ligadas ao contrato de adesão usando a criptomoeda.
Por ora, apenas o bitcoin será aceito como meio de pagamento das taxas de franquias, prática deste segmento de mercado que corresponde à concessão de uso da marca e normalmente é paga em um valor fixo e único, como parte do investimento inicial para a abertura de uma nova unidade.
Em alguns casos, há também uma cobrança recorrente referente a royalties (direitos de uso de imagem).
De acordo com os executivos à frente das redes, o objetivo da iniciativa é fomentar expansão de negócios junto a empreendedores que já sejam investidores em bitcoins e que tenham interesse em abrir um negócio próprio.
“Funcionará como se fosse o dólar, vamos pegar a cotação do dia e o pagamento será realizado por transferência de carteira digital, explica Vinicius Rochesk, chefe de comunicação da Suporte Smart.
Na visão dele, “nos próximos anos, será comum a grande maioria das pessoas terem uma carteira de criptomoedas, por isso, já estamos procurando ganhar espaço neste mercado”.
Fonte: Valor Invest