Plataforma receberá investimentos de R$ 60 milhões e deve faturar R$ 20 bilhões ao final do terceiro ano de operação
Por Alexandre Inácio
Os supermercados vão entrar no negócio de entrega de alimentos para concorrer com as estabelecidas iFood, Rappi e UberEats. A ideia é investir R$ 60 milhões para criar um marketplace que abrigue as 91 mil lojas físicas existentes no país, atualmente filiadas à Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
“Esse é um projeto que deve chegar ao final do terceiro ano com um faturamento de R$ 20 bilhões e incluir as 27 associações estaduais filiadas à Abras”, afirma Rodrigo Segurado, vice-presidente de ativos setoriais da Abras. Segundo o executivo, o projeto está em fase adiantada de execução e já será apresentado aos associados na convenção do setor que acontecerá no fim de setembro, em Campinas.
Apesar de a ideia ter nascido dentro da Abras, a proposta é que a nova plataforma tenha uma vida independente, mas trabalhando a serviço do setor supermercadista, que terá poder de veto dentro da estrutura societária que será montada. Uma das limitações já estabelecidas é que os fornecedores dos supermercados não poderão usar a nova plataforma como canal de venda. As indústrias de alimentos, bebidas, higiene e limpeza terão que continuar vendendo seus produtos aos supermercados, para que os varejistas os distribuam por meio da plataforma on-line.
“Os clientes poderão optar por fazer suas compras on-line diretamente de um supermercado, ou então comprar produtos de diferentes lojas para compor seus carrinhos”, explica Segurado. Para ele, a ferramenta tende a ajudar principalmente as redes menores, que não precisarão desenvolver estruturas próprias de tecnologia.
O projeto da Abras tende a enfrentar a concorrência de pesos pesados já estabelecidos no mercado brasileiro. Empresas como iFood, Rappi e UberEats já vêm atuando na comercialização e distribuição de produtos tradicionalmente adquiridos em supermercados. Há dois meses, o Pão de Açúcar e o Mercado Livre anunciaram uma parceria para ampliar as vendas da varejista na plataforma on-line.
A aposta da Abras é na escala. Com 91 mil lojas físicas aptas a compor a plataforma, a expectativa é que mais pessoas, em mais lugares do país possam ser atendidas.
Fonte: Bloomberg Linea