28/11/2014
Por Tatiane Bortolozi | De São Paulo
A Alpargatas, dona da marca Havaianas, informou que vai priorizar em 2015 aquisição de empresas com um perfil de negócios semelhante ao da Osklen, grife carioca de moda masculina e feminina de luxo. O valor a ser investido na nova aquisição será superior ao total pago pela Osklen, afirmou Márcio Utsch, presidente da Alpargatas, durante evento organizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento (Apimec).
Ao todo, a Alpargatas desembolsou R$ 318,2 milhões para comprar 60% de participação acionária na Osklen, avaliando a grife em R$ 530,3 milhões. A companhia assumiu o controle da Osklen em outubro e, desde então, trabalha em um plano para internacionalizar a marca. De acordo com Utsch, as vendas externas da grife Osklen terão como regiões prioritárias os Estados Unidos e a Europa – com foco no Reino Unido e na França, seguidos por Itália e Alemanha. Na Ásia, a companhia planeja atuar de forma mais discreta, principalmente na Coreia do Sul.
Utsch não quis dar muitos detalhes sobre a empresa que planeja adquirir, mas disse que tem pouco interesse em comprar rivais na área de calçados e artigos esportivos. Neste segmento, o plano da Alpargatas é levar a marca Topper para a Colômbia e o Equador em 2015. A empresa já exporta por ano em torno de 1 milhão de pares da marca para Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru.
Em relação ao mercado interno, Utsch prevê um 2015 difícil, mas com crescimento de vendas. “Em tempos de crise, o consumidor migra para marcas mais tradicionais, o que favorece a companhia”, afirmou o executivo. Utsch estima que a companhia elevará os preços em 2015 em um nível abaixo da inflação, graças a esforços para melhorar a produtividade.
“Temos uma fábrica nova [em Montes Claros (MG)] e novos produtos. É hora de ampliar o volume”, afirmou Utsch. A diluição de custos pelo aumento de produção vai permitir à Alpargatas crescer sem abrir mão de margem e ampliar a participação de mercado, como fez neste ano, acrescentou o executivo.
Valor Econômico – SP