A Lojas Lebes, rede varejista com atuação na Região Sul, adotou a solução da Pmweb, companhia de serviços e tecnologia para marketing e CRM, para integrar e processar os dados de clientes em busca de ações mais assertivas das equipes de vendas.
A companhia é cliente da empresa de tecnologia desde 2016, quando começou um projeto para atender o público on e offline de forma integrada. Em outubro do ano passado, iniciou a implantação da plataforma Pmweb 360 nas 160 unidades da rede.
Através da ferramenta, mais de 1 mil vendedores das lojas físicas agora recebem informações consideradas relevantes sobre cada cliente, de acordo com os comportamentos e interações com os diferentes canais e pontos de contato da marca.
Entre os dados levantados, estão quais tipos de produtos o consumidor se interessa, o tamanho das roupas e calçados que costumam ser comprados e com qual frequência ele adquire novos itens, por exemplo.
Cada vendedor recebe as informações referentes aos clientes que ele já atendeu ou que estão próximos da loja física — identificados pelo nome, e-mail ou CPF.
Como a maioria dos clientes da empresa interage tanto no ambiente físico quanto no virtual, os dados recebidos podem ser coletados através de meios como cadastros do cartão de crediário da loja, comportamento no e-commerce e ações promocionais com solicitações de cadastro.
Por meio da inteligência artificial, o próprio app envia uma notificação e mostra ao vendedor essas informações, além de sugerir mensagens personalizadas para iniciar uma conversa por Whatsapp, SMS ou ligação.
“Quando o cliente realiza o cadastro no e-commerce, ele informa dados como telefone, nome e e-mail. Se ele colocar algum produto no carrinho e por algum motivo não concluir a compra, mais tarde o vendedor pode entrar em contato para entender o motivo e ajudá-lo a tirar dúvidas sobre o produto”, exemplifica Augusto Rocha, sócio e vice-presidente de vendas e marketing da Pmweb.
Segundo a Lebes, o objetivo da empresa ao investir no Pmweb 360 é aumentar as vendas das lojas físicas pelos canais digitais e melhorar o relacionamento entre os consultores e clientes, tornando o vendedor mais ativo e preditivo e evitando que as vendas dependam apenas do consumidor ir até a loja física.
“Usar a inteligência artificial para unificar os dados e usá-los de forma mais produtiva empodera, principalmente, o time de vendas, e também outros setores da empresa, como atendimento ao cliente e marketing. Conseguimos tornar o negócio mais ágil, escalável, seguro, integrado e inovador, com maior diferencial competitivo e adaptável às mudanças”, avalia Otelmo Drebes Jr., diretor de marketing, vendas e RH da Lebes.
Anteriormente, a Pmweb já havia realizado na Lebes a implantação do Marketing Cloud Oracle Responsys e de ferramentas próprias, como o Pmweb Dashboard, o Rocking Tags e o Pmweb context, que integra dados on-line e offline de clientes.
“Ao longo de todos estes anos, vimos o crescimento da empresa ao investir em tecnologia e inteligência para acompanhar o consumidor em todos os pontos de contato com a marca. Para a Pmweb, é um prazer trabalhar com uma marca que tem a mesma visão que a nossa, colocando o cliente no centro das estratégias e entendendo a importância do CRM para o crescimento do negócio”, ressalta o vice-presidente de vendas e marketing da Pmweb.
Fundada em 1996, a Pmweb tem sede em Porto Alegre e conta com clientes como Azul, OLX, Pão de Açúcar, Avon, Renner, HP e BeachPark.
Já a Lebes foi fundada em 1956, na cidade de São Jerônimo, um pequeno município distante 70 km de Porto Alegre, e comercializa desde móveis, eletrodomésticos e tecnologia até linhas de moda feminina, masculina, infantil, acessórios e calçados.
A rede fatura mais de R$ 1 bilhão e está presente em mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com 1 milhão de clientes ativos e mais de 3 mil colaboradores.
Fonte: Baguete