A Marisa começou seu processo de digitalização bem antes da pandemia, lá no início de 2018. Neste ano, a varejista adotou a estratégia de omnichannel e começou a entrar em diversos marketplaces. A integração total de todas as operações permitiu que o CEO Marcelo Pimentel transformasse as Lojas Marisa em uma empresa cada vez mais digital.
Com a adoção da plataforma ControlTEM, da TOPMIND, os executivos conseguem ter insights estratégicos para a gestão de orçamento, análise de custos e entrega de serviços contratados, o que gera uma economia de mais de 10% na operação da rede. Pimentel, que assumiu a vice-presidência de operações da Marisa em 2017, falou com a gente sobre esse processo:
Como está ocorrendo o processo de transformação digital da Marisa?
A grande vantagem da Marisa é que nós não fomos pegos de surpresa no contexto da pandemia. A Marisa foi a primeira loja de moda digital do Brasil. A nossa estratégia digital começou em 2017, quando trocamos a nossa plataforma de mercado. A partir de então, conseguimos perceber uma grande vantagem. Nós tivemos o primeiro ano recorde de venda do e-commerce e, em 2018, fizemos uma parceria com a Linx e lançamos o nosso projeto de omnichannel. Começamos com o Click & Collect e, no final daquele ano, já tínhamos praticamente 300 lojas habilitadas para esse serviço. Em 2019, o Click & Collect já entrava em mais de 46% de toda a nossa venda online, e isso abriu os nossos olhos para entender a importância do digital na vida da cliente.
Muitas vezes, partimos da ideia de que a nossa cliente-alvo não era tão digitalizada, mas o que temos percebido é exatamente o contrário. Essa mulher é extremamente digitalizada, principalmente pelo smartphone, e com uma peculiaridade: em sua grande maioria, ela vai e volta do trabalho de transporte público, ou seja, metrô, trem e ônibus, e é nesse momento de ida e volta ao trabalho que ela usa o smartphone — é o downtime que ela tem para usar e poder navegar, conhecer e fazer compras. Então nós, ali em 2018, 2019, com o Click & Collect muito consolidado, começamos outros testes. A Marisa entrou pela primeira vez em marketplaces externos e, por exemplo, ano passado, nós fomos a primeira loja de moda do Mercado Livre a bater 1 milhão de reais de vendas em 1 mês — foi o recorde deles também, para uma loja de moda oficial.
Seguindo isso, nós já estamos em cinco dos grandes marketplaces do Brasil. Também avançamos para a parte de digitalização da loja, e continuamos buscando esse entendimento sobre a experiência da consumidora nos pontos de venda físicos. Hoje ela vai conseguir, através do app, ter uma experiência que começa no digital, termina no físico e pode ser utilizada no híbrido, naquele ambiente de loja, facilitando a experiência dela. Atualmente, temos várias lojas nas quais começamos a montar o PDV mobile: essa experiência de compra já excede 15% do total de compras dentro das lojas habilitadas.
Nossa missão é estar próximos dessa mulher oferecendo produtos e serviços de qualidade quando e onde ela quiser. É ela quem vai decidir como e onde, se vai começar no digital ou no físico etc. Nosso papel é estar pronto para servi-la.
Fonte: Distrito