79% dos brasileiros preferiram consumir em comércios locais durantes a pandemia, de acordo com o estudo realizado pela Mastercard. De acordo com os dados, 91% dos pesquisados devem continuar com esse hábito após a pandemia.
A empresa de cartão de crédito realizou o levantamento no fim de 2020 para compreender melhor os hábitos de compras dos consumidores após o período de confinamento e avaliou que o principal objetivo dessa mudança é ajudar estes comércios a se recuperarem no cenário pós crise.
Para desenvolver o estudo foram utilizados 13 países de base, contando com o Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina e Peru.
Dentre os entrevistados brasileiros, 64% estão ativamente comprando para ajudar as lojas independentes, 87% disseram que os últimos meses os tornaram mais conscientes dos necessitados e 88% revelaram que sentem um maior senso de comunidade agora.
“Incentivar o comércio local, traz benefícios efetivos para a comunidade, que descobre boas opções próximas de suas casas e impulsiona a rotatividade da economia de maneira eficaz. Durante a pandemia, passamos a oferecer alguns serviços gratuitos para PMEs, contando também com a ajuda de parceiros. No Brasil, lançamos a plataforma “Aliados Digitais”, para ajudá-los no processo de transformação digital, oferecendo diversos serviços gratuitos.”, afirmou a empresa.
Assim, a Mastercard definiu alguns empreendimento que devem se recuperar após a pandemia. São eles:
• Quitandas
• Cafés e restaurantes locais
• Padarias
• Lojas de roupas independentes
• Barbeiros/Cabelereiros
• Açougues
• Bares locais
• Bancas de jornais locais
• Livrarias independentes
• Casas de Laticínios
• Lojas de organizações de caridade
• Lojas de presentes
• Lojas de ferragens Faça Você Mesmo (DIY)
Fonte: Money Times