19/11/2014
País está em fase de transição e segue com adoção e uso dos produtos financeiros em crescimento com 63% dos adultos inclusos. África do Sul, Itália, e Malásia também estão entre os mais adiantados no processo de inclusão financeira. Do Quênia à Alemanha, países apresentam diferenças no uso e acesso aos serviços financeiros.
São Paulo, Brasil A MasterCard (NYSE: MA) apresentou hoje um novo relatório global, Uma Abordagem Progressiva Para a Inclusão Financeira, que explora o progresso alcançado por 30 países desenvolvidos e em desenvolvimento no que se refere ao acesso e uso de produtos financeiros . Cerca de 50% da população adulta do mundo ainda não é bancarizada, o que torna a inclusão financeira uma prioridade em todo o mundo. A disparidade de uso e acesso aos serviços financeiros constatada neste relatório aponta para a necessidade de maior inovação da indústria e de criação de parcerias público-privadas.
Uma Abordagem Progressiva Para a Inclusão Financeira da MasterCard analisa o acesso e uso para compreender a situação da inclusão financeira de forma mais clara, e propõe três princípios para acelerar o progresso:
1) A inclusão financeira é uma progressão que ocorre em várias etapas, e os meios de pagamentos são a porta de entrada ideal;
2) O uso de produtos financeiros e o acesso a eles deve ser um objetivo explícito;
3) Entender claramente a situação atual da inclusão financeira em um país pode ser fundamental na formação de sua estratégia futura.
As conclusões do relatório apontam: no Brasil, 63% dos adultos têm acesso a algum produto financeiro, mas apenas 15% das transações são realizadas sem dinheiro. De acordo com o estudo, o país está na fase de transição’ tanto para adoção quanto em relação ao uso e segue no caminho para inclusão financeira. Ainda segundo o relatório, o Brasil tem alguns desafios pela frente: necessidade de ampliar os investimentos em grandes correntes de adoção e de uso dos produtos financeiros, como o aumento da oferta destinada a pagamentos e compras; e a avaliação de gargalos em outros segmentos como a adesão à poupança/investimentos de longo prazo.
. No México, apenas 31% da população adulta possui um produto financeiro de pagamento e 4% das transações são realizadas sem dinheiro. No país ainda existem muitas oportunidades para aumento do uso e do acesso aos produtos financeiros.
. No Quênia, 85% dos adultos possuem um produto financeiro de pagamento, mas 2% das operações de compra dos consumidores ocorrem sem uso de dinheiro. Promover mais transações por meios pagamentos eletrônicos é uma prioridade para impulsionar a inclusão financeira.
. Já nos Estados Unidos, 91% dos adultos possuem um produto financeiro de pagamento, e 45% das transações são realizadas sem uso do dinheiro. Neste país, o desafio está em conectar as pessoas da base da pirâmide ao sistema financeiro.
. Na Alemanha, 98% dos adultos possuem produtos financeiros de pagamento e 33% das compras são realizadas sem o uso do dinheiro. Da mesma forma, no Japão, 98% dos adultos possuem produtos financeiros de pagamento, mas apenas 14% das compras são realizadas sem dinheiro. Neste caso, ambos países se beneficiariam ao abordar a preferência do consumidor pelo dinheiro por meio da inovação e educação financeira.
Kevin Stanton, Presidente da MasterCard Advisors, conclui: Com metade da população adulta do mundo ainda excluída dos serviços financeiros formais, há uma necessidade urgente de compreender melhor as causas e as barreiras para ampliar e melhorar a inclusão. Embora o caminho para a inclusão financeira em cada país seja único e demande uma compreensão da realidade local, os benefícios são universais: ajudar os cidadãos a melhor enfrentar os altos e baixos financeiros e construir um futuro melhor e mais estável. Este relatório oferece um ponto de partida, uma direção estratégica de como promover de forma eficaz a inclusão financeira ao redor do mundo.
A MasterCard oferece soluções inovadoras de pagamento, como os cartões pré-pagos e meios de pagamentos móveis, com o objetivo de derrubar as barreiras para o acesso. Além disso, a companhia desenvolve parcerias com organizações dos setores público e privado que fornecem benefícios rápidos e segurança nos pagamentos eletrônicos para mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Metodologia – O relatório Uma Abordagem Progressiva Para a Inclusão Financeira mede a adoção e a utilização de produtos financeiros em 30 países aos redor do mundo. O estudo abrange toda a população adulta nos países, incluindo empregados formais, profissionais liberais, pensionistas/beneficiários e trabalhadores rurais. As conclusões do estudo aplicam-se não apenas aos consumidores, mas também às empresas, em especial às pequenas e médias. O estudo utiliza a pesquisas recentes sobre o setor l e entrevistas com especialistas.
A MasterCard (NYSE: MA) [www.mastercard.com]. é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MasterCardNews, participe de discussões no Blog Cashless Conversations e inscreva-se para receber as últimas notícias por meio do Engagement Bureau.
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