Atividade econômica mostra recuperação
ÍNDICE DO BANCO CENTRAL, IBC-Br avançou 0,4%, mas perspectiva ainda é de crescimento do país próximo a zero neste ano
Aatividade econômica do país fechou o terceiro trimestre com avanço de 0,59%, recuperando parte do desempenho negativo do segundo trimestre. Mesmo assim, a perspectiva é de que o ano feche com crescimento próximo a zero nos primeiros nove meses de 2014, o aumento é de 0,01%. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que incorpora informações sobre indústria, comércio e serviços e agropecuária e foi divulgado ontem, teve incremento de 0,4% em setembro.
O IBC-Br tende a adiantar, em períodos mais longos, a direção do Produto Interno Bruto (PIB). O resultado oficial sobre o ritmo de andamento da economia entre julho e setembro será divulgado daqui a 10 dias pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelos dados do primeiro semestre, a economia brasileira estava em recessão técnica.
Se o PIB confirmar a tendência apresentada pelo IBC-Br, é possível que a atividade brasileira comece a mostrar sinais de recuperação. Para analistas, apesar da surpresa positiva com o dado de setembro, ainda não é possível revisar as previsões para o crescimento do país. Para o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, o IBC-Br iniciou o terceiro trimestre com alta de 1,47%, em julho, e depois recuou, o que retrata desaceleração na economia.
Zero Hora – RS