Estamos todos em casa há bastante tempo. A pandemia causada pelo coronavírus nos obrigou a mudar muitos de nossos hábitos e também a criar outros. O Brasil está entre os países cujo povo mais se preocupa com a pandemia. Em abril, éramos a segunda nação com maior preocupação em relação à crise sanitária, perdendo apenas para a China. Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita pela consultoria global Kantar. Por conta disso, boa parte dos brasileiros de fato ficaram em casa para evitar que o novo coronavírus se espalhasse ainda mais. Assim, as compras online passaram a fazer parte da rotina do dia a dia. Preocupados com a saúde, a venda de itens relacionados a esse segmento da economia cresceu. Segundo a pesquisa Termômetro do Consumo, da Kantar, 78% dos brasileiros estão procurando sair de casa somente para o necessário. Além disso, estão mais preocupados com a saúde. Só nos dois primeiros meses do ano, em comparação com mesmo período em 2019, 748 mil lares a mais compraram analgésicos, 330 mil passaram a comprar vitaminas (a C, principalmente) e 224 mil foram em busca de antigripais, informa a Meio e Mensagem. E quando a pandemia estiver sob controle? Muito se tem falado sobre como será o mundo quando a pandemia estiver sob controle ou tiver sido debelada — só quando uma vacina chegar ao mercado. Muitos especialistas têm se debruçado sobre esse assunto para pensar o que deverá mudar com base nos novos comportamentos que temos adotado na quarentena. Uma coisa é certa: as relações de consumo não deverão ser mais as mesmas. Nisso é o que o presidente da Locomotiva, Renato Meirelles, tem refletido. Primeiro: a quarentena estimulou os consumidores a refletirem mais sobre o que compram e até a alterarem os produtos que compram, priorizando determinados itens em detrimento de outros. Mais do que isso: os consumidores têm se mostrado mais pacientes com a entrega. Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), cujo título é Novos Hábitos Digitais em Tempos de Covid-19, mostrou que, devido ao aumento da demanda no comércio eletrônico, os prazos para entrega aumentaram. Apesar disso, 57% dos consumidores vêm considerando esse aumento aceitável. Nesta quarentena, as compras de muitas categorias passaram a ser mais planejadas. Com isso, um prazo de entrega mais alongado se tornou aceitável, segundo Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Assim como itens relacionados ao lazer (e-books, streaming de música e vídeo), os relacionados à saúde tiveram um crescimento expressivo. Só para que se tenha uma ideia, a busca por máscaras cresceu 412%, de acordo com a pesquisa O Legado da Quarentena para o Consumo, feita em maio de 2020, na Suprevida. O pico de crescimento de valor transacionado entre março e maio deste ano foi de 200%. Tendências para o consumo pós-pandemia Especialistas afirmam que leva em torno de 66 dias para uma pessoa adquirir um novo hábito e seguir com ele quando não obrigado. O tempo em que boa parte do mundo permaneceu em casa — três ou mais meses em praticamente todas as cidades que adotaram o isolamento — seria suficiente, em tese, para a incorporação de novos hábitos. À pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto FSB Pesquisa investigou a forma como o brasileiro pretende se comportar após o fim das medidas de isolamento social. Os dados mostram que a maioria da população pretende mudar seu comportamento num mundo pós-Covid-19. Pouco mais de 2/3 dos brasileiros pretendem mudar seu dia a dia, e 26 % falam em adotar uma rotina totalmente diferente. Acredita-se que presenciaremos algumas mudanças importantes. Veja só: 1. Marcas que foram devidamente testadas deverão ganhar destaque Antes da Covid-19, a maioria de nós, consumidores, gostava de novidades. Uma parcela significativa de nós buscava em marcas ou produtos coisas que eram diferentes, inovadoras, modernas. A experiência do confinamento fez que com os consumidores passassem a dar mais atenção ao que foi devidamente testado e comprovado. Afinal, muitas marcas prometem e não entregam, não é mesmo? Isso significa, segundo analistas de pesquisa da Evercore, que será mais difícil o lançamento de novas marcas neste cenário e mais fácil que os consumidores permaneçam leais às marcas/empresas que eles testaram e aprovaram. Não estamos abertos a coisas novas — passamos de uma mentalidade de ganho para uma mentalidade de manutenção, o que é importante para muitas marcas perceberem, segundo Simon Moore, CEO da Innovation Bubble, empresa de ciência comportamental, ao Meio e Mensagem. Essa será uma oportunidade importantíssima para as empresas melhorarem ainda mais a sua relação com o consumidor e oferecer a ele uma experiência de compra que fará com que ele volte mais e mais vezes. Está havendo uma mudança real de comportamento. E as empresas que conseguirem se relacionar bem com os clientes neste momento terão uma grande vantagem no pós-crise, segundo avaliação do presidente da SBVC à Agência Brasil. 2. Conforto da oferta digital no consumo Não tem jeito. A aquisição de produtos pela Internet tenderá a se fortalecer e a crescer ainda mais no pós-pandemia. Um dado interessante veio do estudo da SmartCommerce, plataforma de comércio eletrônico para marcas de produtos embalados. Embora o e-commerce parecesse bem estabelecido no Brasil, os dados mostram que quase 40% dos atuais compradores online fizeram sua primeira compra em março. Ou seja, são marinheiros de primeira viagem. Os dados mostram também que consumidores mais velhos podem ter ficado desconfortáveis com a compra de mantimentos ou outros produtos online, mas o coronavírus os forçou a ficar confortáveis. As pessoas são forçadas a fazer coisas novas, e isso vai acelerar a transformação digital, segundo a análise de Paul Marsden, psicólogo de consumo da Universidade de Artes de Londres, ao Meio e Mensagem. 3. Itens de primeira necessidade e não essenciais O que a quarentena mostrou é que o foco dos consumidores se dirigiu aos itens de primeira necessidade, como alimentos e produtos relacionados à saúde. Produtos não essenciais, como artigos de luxo, calçados etc. tiveram uma redução nas vendas. Acredita-se que essa tendência deverá ser mantida, até porque uma parcela significativa da população teve queda em seus rendimentos, o que se reflete na preferência pela compra de itens essenciais. 4. A telemedicina deverá vir para ficar Médicos e outros prestadores de serviços de saúde têm oferecido seus serviços online. Especialistas estimam que a telemedicina vá continuar como uma tendência no cenário do pós-pandemia, especialmente porque os relatos dos usuários é de que essa forma de prestação de serviços funciona – ao menos, para situações não emergenciais. A nova postura traz ganhos, porém, também apresenta riscos. Estar inserido em um ambiente digital não significa renunciar à segurança e cautela com o fornecedor. O cuidado com as pessoas é, e sempre será, o ponto principal a ser levado em consideração. A gestão de produtos é uma das grandes responsáveis por garantir a integridade dos pacientes. Mais do que nunca, a mudança de comportamento no segmento da saúde é visível e necessária, mas, mesmo com a inserção cada vez maior da inovação nessa área, é importante que sejam utilizados canais que se mostrem confiáveis e que atendam aos critérios de conformidade, validação e rastreabilidade, como oferecem as plataformas e os ecossistemas de fornecimento dedicados à saúde.
Fonte: e-commercebrasil