O setor de e-commerce vinha em crescimento contínuo no Brasil. Mas nada que se compare ao ritmo observado com o isolamento social provocado pela pandemia. Enquanto no primeiro semestre de 2019 o avanço desse segmento do comércio foi de 12% na comparação com o mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2020 as vendas do comércio eletrônico brasileiro saltaram 12 vezes mais: 145%.
Os dados são do estudo ” E-commerce na Pandemia “, realizado pela plataforma Nuvemshop , considerando vendas online em todos os segmentos do varejo. Em relação ao número de pedidos, cada semana da quarentena significou, nos primeiros meses, o equivalente a uma “Black Friday”. Em abril, a quantidade de pedidos foi equivalente a 3,5 semanas da data sazonal mais importante para o e-commerce brasileiro. Já os números de maio equivalem a nada menos do que 5 semanas de de Black Friday.
Com isso, os dados da Nuvemshop mostram que em três meses houve um aumento de 234% no número de transações feitas em lojas virtuais da plataforma, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Fonte: S.A. Varejo