Raja Rajamannar trouxe uma verdade dura aos cerca de 800 participantes da Global Marketer Week, a decorrer no Convento do Beato em Lisboa. O Chief Marketing Officer (CMO) da Mastercard rebentou literalmente o que chama “ilusão das marcas”.
“Temos a ideia de que a nossa marca é muito importante junto dos consumidores, mas sejamos honestos, quantos de vós ligam mesmo às marcas?”, questiona. “Mais de 80% das pessoas não quer saber se as marcas vivem ou morrem”. Para se destacarem, as marcas têm de ter um sentido de propósito.
O marketeer do ano da World Federation of Advertisers (WFA) resumiu a estratégia de marketing a três ‘Pês’: “People (pessoas), Passion (paixão) e Profit (Lucro)”. E deixou ainda alguns conselhos às marcas que querem apostar numa mensagem de propósito, já que defendeu que é possível “ter um bom negócio fazendo o bem”.
As lições
1 – Construir em cima das forças da marca;
2 – Focar em ideias escaláveis;
3 – Fazer parcerias com empresas e organizações com os mesmos objetivos;
4 – Comprometer-se a longo prazo;
5 – Alinhar e obter um compromisso da liderança da companhia;
6 – Envolver os colaboradores.
Fonte: Dinheiro Vivo