Kroger, maior rede de supermercados dos Estados Unidos, está juntando forças com a Microsoft para levar a facilidade das compras online às suas lojas físicas. A iniciativa deve criar um conceito concorrente ao Amazon Go, lançado pela gigante do e-commerce no início de 2018.
Entre as funcionalidades de duas lojas remodeladas estão “prateleiras digitais” – que podem mostrar anúncios e mudar preços em tempo real – e uma rede de sensores que rastreiam os produtos e ajudam a agilizar o processo de compra entre corredores. A Kroger ainda poderia expandir o sistema desenvolvido em nuvem em parceria com a Microsoft pelos seus 2.780 supermercados.
As duas empresas já haviam trabalhado em projetos antes, mas aprofundaram a colaboração nos últimos 18 meses. O sistema de prateleiras eletrônicas foi lançado no último outono e pode ser encontrado agora em corredores de 92 unidades do mercado.
“Juntos, podemos criar algo que, separadamente, não conseguiríamos”, afirmou Rodney McMullen, CEO da Kroger, em uma coletiva de imprensa conjunta com o Satya Nadella, chefe da Microsoft.
Nas duas lojas-conceito onde ocorrem os testes – nas cidades de Cincinnati e Redmond -, clientes que usarem o aplicativo de self-checkout da Kroger serão guiados ao longo da loja de acordo com a lista que fizerem. Quando entrarem em um corredor, as prateleiras digitais vão mostrar um ícone personalizado escolhido pelo consumidor logo abaixo do item que deve ser comprado.
Em uma das lojas, a dez minutos de distância da sede da Microsoft, pouco mais da metade das prateleiras já foi trocada pela versão digital. Aparelhos instalados no teto monitoram a disponibilidade do estoque em tempo real. Já os refrigeradores contam com sensores que avisam funcionários quando as temperaturas aumentam muito, ajudando a prevenir uma perda de R$ 10 mil dólares em carne estragada.
Mas a tecnologia não se limita às vendas. O software de inteligência artificial da Microsoft consegue estimar a idade e o sexo de um cliente, informações que vão ajudar marcas a veicular seus anúncios para públicos especializados. Com a autorização dos consumidores, a Kroger também planeja mirar de forma mais específica produtos e propagandas de acordo com a preferência dos compradores, destacando itens para pessoas que consomem produtos sem glúten, por exemplo.
Fonte: E-Commerce News