Diante da maior concorrência no mercado de fast-food, o Bob’s vai intensificar investimentos na abertura e reformulação de lojas no próximo ano. A rede de lanchonetes vai investir R$ 200 milhões (com recursos próprios e de franqueados) para inaugurar cerca de cem unidades em 2019, entre lojas e quiosques. Em 2017, foram abertos 60 pontos e neste ano serão 75 inaugurações.
Se o plano for concretizado, a rede chegará ao fim do ano que vem com 1.157 unidades em operação no país.
Segundo Marcello Farrel, diretor-geral do Bob’s, os novos investimentos serão concentrados em São Paulo. Das cem unidades previstas para 2019, 20 ficarão na região metropolitana paulista, sendo 15 lojas de shoppings e 5 de rua. “Identificamos pontos que podem ser preenchidos, que não estamos atendendo”, disse o executivo em entrevista na sede da BFFC, controladora da rede, no Rio.
Até 2023, a empresa pretende investir R$ 1 bilhão na inauguração e reformulação de unidades no país. Desta forma, o Bob’s deve chegar a 1.650 pontos de venda (lojas e quiosques) em cinco anos, 56% a mais do que o número atual (1.057). O custo de cada restaurante vai de R$ 700 mil a R$ 1,3 milhão, dependendo de ponto e tamanho.
“Com a definição eleitoral, creio que o interesse de franqueados pode acelerar”, disse Farrel.
O executivo afirma que o plano tem como objetivo melhorar a cobertura da rede e o atendimento ao consumidor e não está sendo motivado pelo aumento da concorrência. Nos últimos anos, porém, a disputa pelo mercado de fast-food cresceu de forma inegável. O Burger King abriu cerca de cem unidades por ano desde que a gestora de investimentos 3G Capital assumiu o comando da companhia, em 2011. O McDonald’s anunciou, em março, que vai investir R$ 1,25 bilhão no país até o fim de 2019.
Com toda a concorrência, a rede de fast-food fundada em Copacabana nos anos 50 segue crescendo. No ano passado, o Bob’s faturou R$ 1,3 bilhão, 5,8% a mais do que em 2016. Neste ano, Farrel espera pelo menos repetir esse ritmo, amparado nas 75 lojas inauguradas no período. Por um impulso do clima, o executivo também se mostra otimista com as vendas nesta reta final de ano. “São Paulo estava um forno na última semana”, disse.
Cadeia de restaurantes reforça a aposta em atendimento mais personalizado e uso de recursos digitais
Farrel explica que a onda de calor do fim de ano costuma acelerar as vendas de produtos gelados, um dos carros-chefes da rede. Na semana passada, os termômetros marcaram mais de 30 graus em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Os últimos dois meses do ano representam 20% das vendas da rede, que são ajudadas também pelas férias e décimo-terceiro salário.
Mas o executivo aposta em mais do que a onda de calor para encerrar o ano com desempenho positivo. Nesta quarta-feira, a marca inicia uma campanha de R$ 15 milhões com o slogan “Relaxa e Bob’s”, como foco no modelo de atendimento que vem adotando nos últimos anos, que permite receitas personalizadas de sanduíches e uso de refis de molhos e refrigerantes.
Com a campanha na TV, nas redes sociais e nos pontos de venda, o Bob’s a pretende atender a demanda crescente do consumidor por produtos customizados e incentivar a liberdade de escolha. Por isso, os anúncios trazem personagens que não se encaixam em “padrões”, como mulheres que não querem ter filhos.
“Vamos promover a liberdade de escolha e a valorização de cada indivíduo”, afirmou Farrell.
Das 1.057 unidades do Bob’s espalhadas pelo país, entre lojas e quiosques, 65% já atendem os consumidores seguindo o novo conceito. São unidades modernizadas, que receberam investimentos em design contemporâneo (com espaços de convivência) e em equipamentos de autoatendimento nos últimos anos. A partir desta quarta-feira, o restante da rede de fast-food também passa a oferecer esse tipo de serviço customizado.
“Não é simples permitir que o cliente ‘customize’ o pedido, acrescente queijo, bacon… Isso tem consequências na cozinha, o que exige treinamento para ganhar mais agilidade. É preciso tudo isso para que o pedido não leve tempo demais na cozinha”, afirmou o diretor, acrescentando que esse processo de adaptação foi iniciado em 2014.
Outra aposta para os próximos anos é o crescimento das vendas por meios digitais. O executivo afirmou que, atualmente, 12% das vendas são realizadas digitalmente, seja por meio de aplicativos de celular ou pelas máquinas de autoatendimento. “A expectativa é que um quarto das vendas ocorra por meios digitais até 2023”, disse Farrel, citando o Bob’s Fã, programa de fidelidade da rede que tem 5,5 milhões de usuários.
Fonte: Valor Econômico