A consciência sobre os riscos que causamos ao meio ambiente avança nos supermercados e cada vez mais ações e medidas são feitas para evitar os excessos. Esta foi a motivação principal que fez surgir o Clicco, um supermercado 100% delivery e sustentável, que está preocupado em diminuir o consumo das sacolas plásticas das lojas.
O projeto foi aplicado há pouco mais de um ano no estado da Bahia e funciona apenas para compras online. Não há loja física, portanto o cliente já começa a diminuir o impacto no meio ambiente sem precisar de condução até o ponto de venda.
Ao todo, o mix de produtos do Clicco é de aproximadamente quatro mil itens e estão separados por seções para que a pesquisa do consumidor seja mais fácil e simples de fazer. Um dos diferenciais do supermercado é oferecer hortaliças frescas, verduras orgânicas além de itens do hortifrúti já cortados e embalados.
Além da conexão sustentável, a iniciativa do supermercado digital é levar conveniência ao atender pessoas com locomoção reduzida, como idosos e deficientes físicos, por exemplo. Normalmente, as compras recebem um aumento de aproximadamente 15% em seu valor total devido à entrega dos itens, porém é bem aceita pelos clientes, já que elimina o gasto com o deslocamento até uma loja física.
Iniciativa online que se reflete no off-line
Apesar de ser totalmente online, existem oito funcionárias contratadas para cuidar dos alimentos e das entregas das compras para cerca de quatro mil clientes cadastrados. Para atrair novos clientes, o Clicco oferece a primeira entrega grátis e os pedidos feitos são enviados em até 48 horas ou em uma data agendada pelo cliente.
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Clicco criou uma ação vitalícia para reduzir o uso de sacolas plásticas em suas entregas. Basta o cliente sinalizar que não quer receber suas compras embaladas em sacos plásticos para receber um desconto de 5%. Dessa forma, a startup confirma seu propósito de incentivar a sustentabilidade.
A ONU também alertou sobre as sacolas plásticas no período em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente fazendo um desafio para que os consumidores não utilizassem esses itens durante um dia. Durante a data, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Macapá (Sema) enviou agentes para a porta de lojas de supermercado pedindo a troca das sacolas plásticas por bolsas retornáveis, onde distribuíram duas mil sacolas. Segundo a entidade, a partir de 2019 os consumidores terão a opção de escolher as sacolas retornáveis devido à lei que proíbe os estabelecimentos de utilizarem as sacolas plásticas.
Fonte: Apas Show