Estudo mostra que o grande varejo ganhou produtividade e superou os efeitos da crise econômica
A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) lançou na noite desta quarta-feira (12/09) a edição 2018 do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro. O estudo, apresentado para mais de 700 empresários e executivos do setor varejista em evento na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, mapeia e analisa o desempenho do setor ao longo do ano passado, com grande riqueza de detalhes, e mostra que em 2017 o setor superou a crise.
“As 300 maiores aumentaram seu faturamento em 6,8%, mais de 3 vezes acima da média do varejo brasileiro, de 2,2%. Além disso, ampliaram a base de lojas em 4,5% e a produtividade em 4,4%”, comenta Alberto Serrentino, vice-presidente da SBVC. “O setor foi resiliente e pode acelerar sua expansão em 2018 e 2019, pois se modernizou e melhorou processos”, conclui.
Para Eduardo Terra, presidente da SBVC, o Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro é uma importante contribuição para o desenvolvimento do setor. “O mapeamento das principais varejistas e o profundo trabalho de análise que nossa equipe fez permite entender os grandes movimentos do mercado e o resultado das decisões estratégicas tomadas no período mais agudo da crise econômica”, avalia.