O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MIDC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram ontem (7) o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa). A iniciativa, inédita na América Latina, tem o objetivo de apresentar tecnologias inovadoras para o mercado e promover atividades que ajudem a fomentar o varejo nacional.
O ProVa está instalado no shopping Frei Caneca, na capital paulista, é gratuito e aberto a todos os segmentos do setor, tanto para o pequeno, quanto o médio e grande varejista, de todo o país. O espaço vai funcionar durante dois anos e será usado para o desenvolvimento de soluções, desde o uso de tecnologia digital até aplicação e teste de novas tendências no atendimento a clientes e gestão dos empreendimentos.
O ambiente vai reunir áreas de coworking, ilhas de tecnologia e espaço para eventos. Para participar do projeto, o varejista pode ir diretamente ao local ou entrar em contato com a ABDI ou MIDC por meio das associações varejistas.
O presidente da ABDI, Guto Ferreira, explicou que a ideia é apresentar soluções para os problemas dos lojistas. “Quem vier nos conhecer será apresentado ao que de mais inovador está sendo feito no mundo direcionado ao setor. Também teremos uma loja conceito, onde o varejista poderá vender seus produtos no shopping por um período determinado”, disse Guto Ferreira.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio é responsável por cerca de 17 milhões de empregos, que representa 16% da força de trabalho do país.
Fonte: IstoÉ Dinheiro