A nova geração de consumidores é hiperconetada, com hábito crescente de comprar por meio dos seus dispositivos móveis. A Netshoes, grupo de e-commerce controlador das lojas Netshoes, Zattini e shoestock, atenta a esse comportamento lançou o Navegue Grátis em 2015 e agora colhe os frutos do investimento.
No segundo trimestre de 2017, a empresa registrou o dobro de pedidos feitos via aplicativos e m-sites de suas lojas online. No período, foram cerca de 1,5 milhão de pedidos – 98,7% a mais que os 770 mil feitos no segundo trimestre de 2016.
“Observamos essa presença mobile desde 2014, quando ainda era uma tendência com a promessa de evolução para o mercado de varejo, ano de lançamento do nosso aplicativo. Desde então, realizamos muitas melhorias para a experiência mobile do cliente, começando pelo Compra com um Clique”, lembra Gabriela Platinetty, head de Marketing da Netshoes.
Ela revela que desde 2011, quando as vendas de smartphones superaram pela primeira vez as dos computadores, a empresa passou a investir pesado no aprimoramento da experiência mobile. Mas na avaliação de Gabriela, um dos projetos de maior sucesso no ambiente mobile é o Navegue Grátis, que permite a navegação pelos apps da companhia (Netshoes, Zattini e Shoestock) sem consumir o plano de dados do ciente.
“Já em 2015, quando começamos com o serviço, quadriplicamos a representatividade do mobile em comparação a 2014, saltando de 10% para 42% das vendas em nossas lojas”, reforça.
A empresa vem mantendo um crescimento sustentável. Se considerado o primeiro semestre do ano, quando a Netshoes registrou 2,7 milhões de pedidos, o incremento mostra-se na mesma proporção. Em 2016, os primeiros seis meses registraram pouco mais da metade deste montante (1,4 milhão).
Sintonia TI & Negócios
O Navegue Grátis é fruto da interação das áreas de Marketing e de TI da Netshoes, sintonia de longa data. De acordo com Gabriela, para viabilizar toda e qualquer ação tanto na plataforma m.site quanto no app, vários times são envolvidos, como Produto, Experiência do Usuário (UX, na sigla em inglês), Web analytics e Marketing. “Todas as áreas da empresa precisam trabalhar em conjunto e integradas.”
André Petenussi, diretor de Tecnologia da Netshoes, acredita que quanto mais sinergia a TI tiver com as áreas de negócio mais assertivos serão os projetos. “Para ampliar essa integração, criamos uma área chamada Produto, responsável pela evolução de todos os produtos de tecnologia”, diz.
Segundo o executivo, o time de Product Owners é formado por especialistas em negócio e responsáveis por ser o cliente de negócio na Tecnologia. “Eles cuidam das definições de cada produto e priorização dessas evoluções com o time de desenvolvimento.”
O resultado é uma coleção de objetivos atingidos. De acordo com os executivos, se consideradas as visitas via plataformas mobile (aplicativos e m-sites), 2017 já é um marco na história da Netshoes.
Desde o lançamento da plataforma mobile – com sites responsivos – em 2011, pela primeira vez a empresa registrou a maioria da totalidade de acessos com origem em dispositivos móveis: 60,2% contra 41,7% nos primeiros seis meses de 2016.
Superando desafios
Petenussi aponta a qualidade da internet brasileira [com média de velocidade de conexão inferior a 7 Mbps], como um dos desafios quando o assunto é conectividade, justo o coração do Navegue Grátis. “Além disso, apesar de o grande crescimento das conexões móveis, a maior proporção de usuários de internet no celular usa o wi-fi, em vez do 3G e do 4G, redes que exigem plano de dados no celular. Em função desse cenário, o Navegue Grátis reforça sua importância”, destaca.
O desafio do Marketing para acompanhar o ritmo e entender a jornada de compra de cada cliente é contínuo, na avaliação de Gabriela. “Mas o maior deles é entregar justamente essa experiência personalizada, e isso não é diferente para as estratégias mobile, uma vez que o cliente passou a ter à disposição as lojas da Netshoes no próprio bolso”, comemora.
Para a executiva do Marketing, com a velocidade da informação, o dinamismo que o ambiente de compra online proporciona aos e-consumidores e os smartphones sempre à mão, o cliente está muito mais empoderado. “Com isso, a percepção dos profissionais de Marketing e o discernimento para entender novos costumes e tecnologias são constantes.”
À frente da nova era
A jornada de compra não é como antigamente e as empresas com DNA digital, como a Netshoes, saem à frente nesse relacionamento com o cliente, acredita Gabriela. Seja pela rápida ação em resposta aos consumidores, ela diz, ou pela inovação no digital e o trabalho constante de evolução da própria tecnologia.
Todo o empenho da empresa em se antecipar aos desejos do novo consumidor continua a gerar bons resultados. Nos primeiros seis meses de 2017, o aplicativo da Netshoes Brasil se aproximou ainda mais da marca de 2 milhões de downloads (são mais de 1,9 milhão registrados até o final do período) – um acréscimo de 500 mil downloads em comparação com o total computado em 2016.
Fonte: IT Fórum 365