A edição 2018 do NRF Big Show, que terminou ontem em Nova York, surpreendeu ao destacar o papel das pessoas para viabilizar a transformação digital no varejo. Normalmente mais afeito a temas tecnológicos, desta vez o evento mostrou que, sem pessoas, as promessas da integração online/off-line não se realizam.
Nesta terça-feira, o grande destaque ficou para a apresentação de Lee McCabe, VP do Alibaba na América do Norte. O executivo mostrou a força do varejo online chinês e como a empresa utiliza tecnologia em cada ponto de contato com os clientes para conhecê-los melhor e, a partir daí, oferecer melhores experiências, produtos e serviços. Se constituindo em uma plataforma de serviços, o Alibaba também cresce fora do varejo, comercializando sua inteligência e soluções para outros varejistas. Um movimento semelhante começa a ser desenvolvido nos EUA pela Rent the Runway, que chacoalhou o varejo de moda de luxo com o modelo de aluguel de roupas. Por ser uma alternativa de menor atrito para experimentar roupas, a Rent the Runway se transformou em uma plataforma de testes de conceitos, categorias e produtos para diversos designers.
Nas mais de 80 palestras do evento ao longo de três dias, a NRF Big Show mostrou que a tecnologia vem sendo percebida pelo varejo como uma ferramenta que elimina a necessidade de profissionais em posições de pouco prestígio e que não agregam valor à experiência do cliente. A expectativa de empresas como Panera Bread, Walmart, Levi’s, John Lewis e muitas outras é que a inteligência analítica aplicada aos negócios seja usada para equipar os times das lojas com mais informações sobre os produtos e, principalmente, sobre o que os clientes querem, gerando um atendimento muito mais relevante. E, claro, que com isso aumente receitas e lucros.
Fonte: Redação