A cada ano, o comércio eletrônico ganha fôlego no Brasil e se expande para segmentos com pouca tradição no varejo online. Se até alguns anos atrás o e-commerce era restrito a apenas algumas categorias de produtos, hoje a realidade é outra.
De olho nessa expansão, uma startup gaúcha da área da construção civil traz a proposta de um marketplace de material de construção. A previsão é de que o lançamento do Material Barato, como a operação foi chamada, ocorra em janeiro de 2018.
Segundo a Gerente Comercial, Gabriela Lopes, a ideia partiu de um dos sócios, Glauber Frandolozo, também dono de uma construtora, que relatava a dificuldade de solicitar orçamento para as obras e da falta de visibilidade de muitas empresas que poderiam ser potenciais fornecedoras para empreendimentos em construção. Somado a isso, juntou-se os conhecimentos em tecnologia que outra sócia do Material Barato, Julia Pletsch, pôde explorar em cidades como San Francisco (EUA), Shanghai (China) e Londres, onde fixou residência nos últimos anos. “Juntos, perceberam que poderiam tornar o mercado de construção no Brasil mais eficiente”, comenta.
Para o consumidor final, o material barato.com servirá como uma operação de e-commerce capaz de oferecer um mix de produtos de construção de fornecedores de diversas regiões do Brasil com a possibilidade de fechar a compra de modo 100% online.
Para empresas que desejam atuar como fornecedoras, o marketplace exige alguns pré-requisitos, como comprovação de que a empresa é formalizada e emite nota fiscal; tenha volume de produtos em estoque; possua capacidade operacional para realizar envios dentro do prazo; e tenha preço competitivo para venda. “Cumprindo esses pré-requisitos, há uma negociação para acerto de comissão e de contrato com cada parceiro”, diz.
Os fornecedores que desejam ofertar os produtos no site não precisam ter, obrigatoriamente, loja online. Para a venda, também não há taxas de adesão, nem mensalidade, apenas comissão sobre as transações realizadas no site que variam de 6% a 15%.
Empresas de desejam se tornar fornecedoras do material barato.com podem realizar o cadastro no site para futuras parcerias. A meta da empresa é inaugurar a operação em janeiro, com 50 parceiros já ativos.
Fonte: E-Commerce News