As farmácias estão cada vez maiores. Com o objetivo de ampliar o catálogo de produtos, que vai muito além dos remédios, as principais empresas vêm inaugurando espaços mais amplos e em endereços nobres do Rio de Janeiro: do Centro às vias principais da Zona Sul e Barra da Tijuca.
A Pacheco, eleita a marca mais querida pelos cariocas em um ranking organizado pelo Globo, vem investindo em megafarmácias, como a que tem na Barra. Roberto Tamaso, diretor Comercial e de Marketing das Drogarias Pacheco, diz que os consumidores já não enxergam mais as farmácias apenas como ambiente para a compra de medicamentos e sim para cuidados do dia a dia.
— O perfil do consumidor mudou, e as farmácias são hoje referências para compra de itens de higiene, beleza e bem-estar. Temos mais de 300 filiais no Rio — diz Tamaso.
Em segundo lugar no ranking está a Venâncio, com 53 espaços no Rio. O destaque é a unidade aberta em janeiro deste ano em Copacabana, com 1.500 metros quadrados, dois andares, onde o cliente pode tomar injeções ou medir a pressão. Esse é o conceito da nova farmácia no Brasil, diz Armando Ahmed, presidente da Venâncio.
— Nosso foco é ir além do remédio. Buscamos oferecer saúde, beleza e bem-estar. Temos um mix de produtos ampliado. São diferentes itens como dermocosméticos, maquiagem, linha diet, fitness, perfumes, artigos infantis e produtos hospitalares, como cadeiras de rodas. Neste ano, abrimos nove lojas e a previsão é inaugurarmos mais cinco lojas até o fim do ano — aponta Ahmed.
A Droga Raia, com 88 lojas no Rio, ficou em terceiro lugar na preferência dos cariocas. Marcílio Pousada, presidente da empresa, lembra que a abertura de unidades maiores reflete o aumento do segmento de beleza, que já responde por 30% do faturamento das farmácias.
— O objetivo é proporcionar uma melhor experiência ao cliente. O Rio é um mercado muito competitivo, assim como no resto do Brasil — afirma Pousada, destacando que foram abertas 35 unidades no Rio nos últimos cinco anos.
Fonte: Panorama Farmacêutico