A Profarma, que adquiriu as redes Rosário (DF) e Tamoio (RJ), em setembro de 2016 e novembro de 2015, respectivamente, e controla, também, as redes Drogasmil e Farmalife (ambas do Rio de Janeiro), trabalha agora para atualizar as lojas das empresas “recém-adquiridas”. “O momento é de concluir e amadurecer todas essas aquisições que fizemos nesses últimos dois anos.”, comenta Ivan Engel, Diretor Comercial da d1000 varejo farma, divisão de varejo da Profarma e controladora das redes, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. A Rede Rosário é líder no Centro-Oeste com 150 lojas, enquanto a Rede Tamoio, do Rio de Janeiro conta atualmente com 62 lojas.
Segundo Ivan Engel, o foco inicial é atualizar a identidade visual da rede Tamoio, além de destacar produtos para cabelo, principalmente, em lojas situadas em áreas de baixo poder aquisitivo, característica da marca. “A nossa loja de maior faturamento é no lugar mais pobre que a gente atua, é uma característica da Tamoio, além disso, a rede é muito forte em produtos de higiene e beleza, sobretudo, para cabelos cacheados.”, revela o executivo.
Atualização da Rede Carioca Tamoio
Em agosto, a d1000 varejo farma apresentou a nova identidade visual da Rede Tamoio. De acordo com Ivan, haverá mais três lojas sendo reinauguradas nos próximos 30 ou 45 dias. “A Tamoio vai passar por essa transformação ao longo de 2018, mas não apenas de identidade visual como também de aumento no espaço para oferecer o sortimento ideal de não medicamentos.”, revela. Com o intuito de tornar as lojas cada vez maiores, a divisão de varejo da Profarma também está investindo fortemente em oferecer um mix de não medicamentos bastante amplo incluindo produtos de beleza, dermocosméticos, higiene pessoal e produtos de conveniência. “Hoje, por exemplo, a Tamoio gera cerca de 50% do seu faturamento total em não medicamentos.”, disse o diretor.
Processo de Transformação da Rede Rosário
Com mais de 40 anos, a Rede Rosário foi adquirida pela Profarma em um período de dificuldades financeiras e, devido a isto, acabou fechando lojas consideradas não rentáveis para investir em uma reformulação. “Estamos passando por um processo de reformas e atualização da identidade visual com mudanças no layout das lojas. Em agosto, inauguramos a primeira loja com o novo layout e essa mudança tem o objetivo de mostrar para o consumidor e para o fornecedor que tipo de posicionamento teremos com a rede daqui pra frente.”, informou o diretor. Todas as unidades da Rede Rosário passarão por esse processo nos próximos anos e a estimativa é que até o primeiro semestre do ano que vem, aproximadamente, 40 lojas estejam com o novo layout. “É um layout mais moderno, um projeto de espaço mais coerente com as necessidades do shopper e uma identidade visual mais atualizada para os dias de hoje.”, explicou Ivan Engel.
Necessidade de Cortar Custos
Com a aquisição de 100% da Rede Rosário, a Profarma dobrou sua plataforma de varejo chegando a 279 lojas distribuídas pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Entretanto, devido à situação em que se encontrava a Rede, foi necessário um processo para otimizar despesas. “Nós tínhamos um Centro de distribuição exclusivo para a Rede Rosário no Distrito Federal. Esse CD está aos poucos perdendo espaço e a mercadoria está migrando para o Centro de distribuição da Profarma com o objetivo de reduzir custos.”, informou Ivan. Atualmente, a Profarma possui 12 Centros de Distribuição. O CD fixado no Rio de Janeiro abastece a região carioca e o CD de Goiás é utilizado para abastecer Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantis, informou o diretor.
Fonte: GiroNews