Com o consumidor cada vez mais digital, os supermercados precisam se adequar para fortalecer o relacionamento. E, para isso, empresas especialistas em inovação no varejo como a FreshDirect e a Tesco pensam em formas de ampliar a experiência do consumidor.
Apesar da ascensão do e-commerce, é impossível não averiguar que, no mercado de alimentos, as compras físicas ainda são as favoritas dos consumidores. Veja algumas maneiras de incrementar a tecnologia para fidelizar o consumidor:
Localizador de produtos
O aplicativo Aisle411 habilita qualquer pessoa com um Smartphone a encontrar produtos no supermercado. Além de localizar um único item nos corredores na loja, é possível personalizar toda a lista de compras em um mapa móvel da loja.
Scanner de autoatendimento
No início deste ano, a Catalina Marketing comprou a inicialização baseada em Boston Modiv Media. O scanner de mão na loja da Modiv, bem como o aplicativo para dispositivos móveis, permite ao comprador verificar códigos de barras e oferece aos clientes a praticidade de anotarem compras, enquanto passam pelos corredores dos supermercados. Isso significa que não há espera para que um caixa verifique toda a compra no final. A inovação tem um aplicativo próprio para dispositivos móveis e disponibilizado gratuitamente para iPhone e Android.
Alertas via sensores de calor
A rede de supermercados Kroger introduziu um sistema chamado QueVision, que conta o número de pessoas que entram e saem da loja a partir de sensores infravermelhos sensíveis ao calor. De acordo com o Supermarket News: “O sistema também possui sensores infravermelhos acima das pistas de checkout, que podem detectar o número de unidades de compradores — uma unidade pode incluir uma mãe e dois filhos — na linha e o tempo médio de espera”.
Os gerentes recebem alertas para acionarem novos caixas em um intervalo de tempo de 15 a 30 minutos, a fim de reduzir o tempo de espera dos clientes.
Aplicativos móveis de supermercados
Muitas redes introduziram lançaram os próprios aplicativos móveis com vários recursos de compras úteis. O Wegmans, por exemplo, permite que o consumidor digitalize um código de barras de um produto e o adicione automaticamente à lista de compras, e possui ainda receitas e a capacidade de adicionar ingredientes diretamente à lista.
O aplicativo móvel Weis Markets permite a visualização de ofertas semanais, e a criação e envio de uma lista por e-mail para outra pessoa. A versão Android permite que os compradores usem a voz para adicionar itens à lista.
Fonte: Apas Show