As cervejarias ampliam a cada ano seus investimentos em ações nas redes sociais para atrair consumidores e, em consequência, acelerar vendas. Um estudo elaborado pelo banco UBS mostrou que há relação entre o aumento de “curtidas” de marcas de cerveja no Facebook e o incremento nas vendas do produto. Esse crescimento em vendas, no entanto, não segue a mesma proporção do ganho de curtidas na rede social.
O UBS avaliou mais de 100 milhões de curtidas, publicadas em páginas oficiais de 50 marcas de cerveja, nos 60 maiores mercados globais das bebidas. O banco comparou a evolução no número de curtidas entre março de 2016 e março deste ano.
No Brasil, a Ambev apresentou crescimento de curtidas no Facebook das marcas Brahma (de 9%), Antarctica (4%), Skol (3,5%) e Budweiser (3%) e queda de 2% na Bohemia. No primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo intervalo de 2016, a companhia registrou um crescimento de 3,4% nas vendas totais de cervejas no país – um incremento similar ao de curtidas no Facebook. A exceção foi a Budweiser, que teve um aumento de 30% no volume vendido no País, para um crescimento de 3% em curtidas na rede social.
Procurada, a Ambev não respondeu ao pedido de entrevista. Em abril, a vice-presidente de marketing da Ambev, Paula Lindenberg, disse que a companhia mantém uma equipe de 70 pessoas para monitorar comentários feitos nas redes sociais e interagir com consumidores. A empresa também desenvolve campanhas específicas para as mídias sociais.
A Heineken registrou aumento de 7% em curtidas da marca Heineken e de 4% na marca Nova Schin – adquirida em fevereiro com a compra da Brasil Kirin. No primeiro trimestre, as vendas da Nova Schin cresceram 1,3% em volume. As vendas da marca Heineken mantiveram alta de “dois dígitos”, segundo relatório de resultados da companhia.
Natacha Volpini, gerente de mídia e conteúdo da Heineken Brasil, disse que destina em torno de 30% dos investimentos de mídia para meios digitais e que o investimento cresce ano a ano, mas não citou um número específico. Os perfis das marcas no Facebook, Instagram e Twitter são monitorados por uma equipe interna e por agências especializadas em interações com internautas. “O uso das mídias sociais contribui para a aproximação com o consumidor. E produzir um material adequado aumenta sensivelmente o nível de engajamento do consumidor com a marca”, afirmou Natacha.
O Grupo Petrópolis, dono da marca Itaipava, dobrou em 2016 o investimento em mídias sociais, com produção de campanhas exclusivas para esse meio. Em 2017, a companhia vai manter o investimento em digital, com uma cifra pouco superior a R$ 9 milhões, afirmou Eliana Cassandre, gerente de propaganda da cervejaria. As campanhas da Itaipava nas mídias sociais e as interações com internautas são feitas pela agência Y&R.
A Itaipava teve alta de 9% em curtidas no Facebook em março deste ano, segundo o UBS. Eliane acrescentou que as campanhas nas redes sociais contribuem para atrair cada vez mais o público jovem (de 20 a 30 anos de idade) e também para estimular as vendas. “Olhando a tendência de aumento de curtidas em 2017 pode-se esperar uma performance melhor de Itaipava e Heineken, bem como tendência de melhora nas vendas da Brahma”, afirmaram os analistas da UBS em relatório.
No mundo, a AB Inbev e a Heineken – líderes globais, com 30% e 11% do mercado, respectivamente – mantêm liderança em curtidas no Facebook. A Carlsberg e a Molson Coors, terceira e quarta colocadas, têm menos reações na web.
Fonte: Supermercado Moderno