O OasisLab, primeiro espaço brasileiro de inovação especializado em varejo, recebeu ontem (25/07) um grupo de quase 50 profissionais para debater o panorama das startups brasileiras que oferecem soluções para o varejo brasileiro. “Foi uma oportunidade excelente para discutir formas de estimular a inovação no nosso setor e promover a troca de ideias e o networking entre pessoas de todo o ecossistema do varejo”, afirma Helio Biagi, diretor do espaço.
O debate fez parte do Whow!, iniciativa do Grupo Padrão que acontece nesta semana em diversos pontos da capital paulista para fomentar o ambiente de inovação e colaboração em empresas brasileiras. O evento apresentou os resultados do estudo “Loja 4.0 – Panorama das Startups Brasilieras que Estão Transformando o Varejo”, desenvolvido pelo OasisLab com o apoio da ESPM, Liga Ventures e Neomode e que identificou 115 startups com soluções de varejo já implementadas ou em produção. “O estudo mostra que o setor varejista sofrerá profundas transformações na forma como comercializa seus produtos, por meio da interação com tecnologias digitais”, afirma Fabiola Paes, coordenadora do estudo. “Identificamos sete eixos e 15 categorias de inovação nas quais as startups têm se concentrado para melhorar a experiência de compra dos consumidores”, diz.
Após a apresentação do estudo, duas startups realizaram apresentações curtas (pitches) e responderam às perguntas dos participantes. A Xmart Retail utiliza sistemas de Inteligência Artificial e reconhecimento de imagem para aumentar a eficiência das ações de trade marketing no PDV, enquanto a Seed Digital captura informações sobre a quantidade, perfil e sentimento dos consumidores nas lojas para gerar inteligência para a gestão dos negócios.
A íntegra do estudo “Loja 4.0 – Panorama das Startups Brasilieras que Estão Transformando o Varejo”, com todas as startups e categorias, pode ser acessada AQUI.
Fonte: Redação