O Grupo Livraria Cultura é o novo dono das lojas e e-commerce da franquia Fnac no Brasil. O anúncio foi divulgado no início da tarde desta quarta-feira (19). Com as novas lojas, o grupo de livrarias brasileiro terá 30 unidades pelo País.
Em dezembro do ano passado, o grupo Fnac Darty anunciou que buscava sócios para manter a operação de suas 12 lojas no Brasil. A consagração de uma parceria era dada como indispensável para manutenção das lojas de origem francesa no solo brasileiro.
Em nota, Pedro Herz, presidente do Conselho de Administração da Livraria Cultura, disse que a transação deve finalizar nas próximas semanas, sem especificar datas. Ele ressaltou o peso da Fnac no mercado e o forte posicionamento da empresa no varejo digital.
“A união entre os dois grupos criará valores e sinergias, compartilhando culturas similares e o comprometimento com a promoção da cultura no Brasil e permitirá que a Livraria Cultura diversifique seus negócios adicionando novas linhas dos produtos e serviços”, disse por meio da assessoria.
Estratégia
Com as novas 12 lojas em sete estados do País, o Grupo Livraria Cultura se fortalece no mercado de livros, papelaria e eletrônicos. Em nota, a Fnac Darty comemorou a parceria com a empresa brasileira que chamou de “player histórico na distribuição de produtos editorias no Brasil”.
“Essa união entre dois grupos de cultura semelhante e comprometidos na promoção cultural no Brasil criará valor e sinergias. Permitirá à Livraria Cultura diversificar sua atividade com a agregação dos produtos técnicos da Fnac”, diz a nota divulgada pela assessoria de imprensa.
O grupo francês anunciou ainda que autoriza os novos donos a manter o uso da marca Fnac e que realizará uma recapitalização na operação brasileira.
Fonte: Novarejo