O grupo varejista francês Carrefour confirmou nesta sexta-feira (9) a escolha do então diretor-presidente da Fnac Darty, Alexandre Bompard, para comandar a companhia, conforme havia antecipado o Valor em maio.
Segundo comunicado, o conselho do Carrefour decidiu por unanimidade que Bompard, de 44 anos, sucederá Georges Plassat. O novo executivo liderou a fusão dos varejistas franceses Fnac e Darty e também lançou a oferta pública inicial (IPO) da Fnac em 2013.
O Carrefour estava buscando desde o final do ano passado um sucessor de Plassat, 68, cujo mandato como presidente do conselho e diretor-presidente expira em maio de 2018. Ele assumiu o comando do varejista francês em 2012.
“O conselho de administração considera que, à luz de sua carreira, sua experiência e seu sucesso em cargos anteriores, Alexandre Bompard tem todas as habilidades para suceder Georges Plassat e continuar a desenvolver e transformar o Carrefour em todos os aspectos”, diz o comunicado da empresa.
Abilio
O empresário Abilio Diniz, um dos maiores acionistas do Carrefour, elogiou a escolha de Bompard, afirmando que o executivo vai trazer sua “capacidade de gerir e liderar empresas, sempre levando em consideração suas especificidades”.
“Estou confiante na sua capacidade de lidar com os desafios que o esperam no grupo Carrefour. Sua juventude e audácia serão fundamentais para executar com êxito uma transformação na empresa. Para isso, tenho certeza que ele vai contar com os talentos internos do Carrefour”, disse o empresário, em nota.
Abilio Diniz é presidente do conselho de administração da Península Participações e terceiro maior acionista do Carrefour. A Península é o braço de investimentos da família Diniz e administra atualmente um portfólio superior a R$ 10 bilhões.
Na nota, o empresário também afirma que, como membro do conselho de administração, espera contribuir com sua própria experiência no campo da distribuição e agradece a Georges Plassat pelos anos em que trabalhou na companhia. “Desejo a ele muita sorte em seu futuro.”
Os investimentos da Península são divididos em três grandes áreas de negócios: investimentos diretos — concentrados em private equity e imóveis —, mercados e investimentos estratégicos internacionais, incluindo Carrefour e a BRF.
Fonte: Valor Econômico