A maior rede de casual dining do mundo, o Applebee’s, está comemorando 10 anos de atuação no Brasil neste final de ano. Sua chegada ao país em 2004 expandiu o mix do mercado gastronômico brasileiro e passou a oferecer a verdadeira experiência da culinária americana ao consumidor, inclusive no interior de São Paulo, onde está presente em Campinas, Itupeva e Sorocaba. “A primeira unidade da rede foi inaugurada no final de 2004 na capital de São Paulo e no interior, Campinas foi pioneira a receber o Applebee’s em 2008. Foram 10 anos importantes para fazer o nome da marca no Brasil”, conta Oswaldo Martins Netto, que responsável por trazer o Applebee’s ao Brasil e franqueado da rede no Estado de São Paulo.
Das 13 unidades do Applebee’s espalhados por quatro estados: nove unidades no estado de São Paulo, duas em Porto Alegre, uma no Rio de Janeiro e uma em Belo Horizonte, o interior de São Paulo chama a atenção da rede norte americana e se destaca no mercado. “Em 10 anos presente no país, a unidade de Campinas, instalada no Iguatemi Shopping, foi o restaurante de maior venda em um único dia atendendo 1.400 pessoas. O Applebee’s de Itupeva, localizado no Outlet Premium, foi o que mais vendeu em uma hora de funcionamento. Já a unidade de Sorocaba, que fica no Villàggio Shopping, tem o maior percentual de vendas de bar, ficando 30% a frente das unidades da capital. São números incríveis”, comemora Netto.
Expansão
Como parte do planejamento estratégico da marca, segundo o presidente internacional da marca, Daniel Del Olmo, a expansão das franquias Applebee’s na América Latina será triplicada chegando às cidades de Salvador, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Brasília, Recife, Natal e Florianópolis. “O Brasil é um dos países com maior potencial de crescimento para o grupo e por isso queremos ampliar a participação com planejamento ousado de chegar a 45 unidades da Applebee’s em operação até 2020”, afirma. “O interior de interior de São Paulo faz parte do estudo de expansão da marca, que também tem como objetivo reforçar a presença das unidades que estão em operação visando no crescimento futuro”, completa Netto, que responde pelas unidades do Applebee’s do Estado de São Paulo.
A rede está presente em 17 países, com mais de dois mil restaurantes espalhados no mundo. A atuação do Applebee’s no Brasil, no entanto, tem o melhor e maior crescimento de vendas do mercado internacional ao longo dos últimos oito anos. E de acordo com Del Olmo, o Applebee’s promete continuar crescendo por aqui. “O plano estratégico será baseado nos pilares: ambiente, produto e cliente; e envolve uma evolução em 360 graus da qualidade dos produtos e serviços que a rede tem a oferecer”, ressalta. “Nosso foco é o de manter sempre a referência de um autêntico Bar and Grill americano, onde nossos clientes sintam prazer em estar com os amigos e família, pois terão a certeza de serem bem tratados e bem servidos, com o melhor da gastronomia americana”, completa o presidente. Uma das estratégias para crescer é a opção de franquias menores, no tamanho de 100m² a 250m², pois atualmente se trabalha apenas com franquias de 500m² a 600m², além da inauguração de lojas conceitos.
Fonte: Guia da Culinária