Uma sucessão de acordos para explorar áreas comerciais permitiu à GRU Airport não só aumentar a oferta de serviços no aeroporto de Guarulhos, mas reforçar o caixa da concessionária. Apesar da crise, a taxa de vacância nesses espaços está em 3%, condizente com o índice de rotatividade normalmente visto em lojas e restaurantes, segundo o presidente da empresa, Gustavo Figueiredo.
O último contrato, assinado em novembro com o grupo de alimentação South Rock, prevê a abertura de marcas conhecidas como o TGI Friday’s e o Fifties. A Dufry também abriu três grandes lojas no terminal 2, entre novembro e dezembro, somando cerca de 2.300 metros quadrados. Ainda em novembro, foi firmado contrato com a Retail Services, empresa peruana especializada em varejo para aeroportos, que terá nove operações em Guarulhos, com 900 m2 de área.
No ano passado, a concessionária entregou o “retrofit” do terminal 2 de passageiros, o mais antigo do aeroporto. Até 2021, conforme as projeções da GRU, há capacidade instalada suficiente para suportar as projeções de crescimento da demanda.
Agora, o aeroporto não deve ter obras muito visíveis para os passageiros durante um certo tempo. O próximo passo é a ampliação do pátio de aeronaves. A expansão do terminal 3 ocorrerá apenas quando o movimento chegar a 48 milhões de passageiros – provavelmente na próxima década.
A GRU Airport também pretende obter aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para firmar contratos de exploração imobiliária na zona aeroportuária que extrapolem a concessão, que expira em 2032. Depois disso, os empreendimentos passariam a pagar diretamente a União pela ocupação do espaço.