A Raia Drogasil, maior rede de varejo farmacêutico do país, atingiu em agosto o menor nível de medicamentos faltantes no estoque (stockout) em suas lojas da sua história, conforme segue buscando a manutenção dos ganhos de eficiência que vêm agradando investidores nos últimos anos.
“A chance de um consumidor ir à nossa loja e não encontrar o que ele precisa nunca esteve tão baixa como agora”, afirmou o presidente-executivo da companhia, Marcílio Pousada, sem detalhar o número, em entrevista à Reuters na quinta-feira.
O “stockout” tende a ter um efeito negativo multiplicador, pois o item faltante pode afetar a venda potencial de outros produtos, uma vez que muitas vendas tem prescrição médica e é hábito do consumidor buscar um estabelecimento que atenda todos os itens da receita.
Pousada também destacou que a rotatividade dos funcionários nas unidades da rede em agosto foi a mais baixa dos últimos três anos, citando que esse é um fator que gera muita eficiência para a operação como um todo e que vêm melhorando a cada período.
A Raia Drogasil viu seu lucro líquido subir para 157,1 milhões de reais no segundo trimestre, alta de 44,6 por cento sobre um ano antes, enquanto a receita líquida cresceu 25 por cento. A margem bruta no período somou 31,6 por cento, aumento anual de 1,3 ponto percentual.
Na ocasião da divulgação do balanço, analistas do Credit Suisse liderados por Tobias Stingelin destacaram que a companhia continuava a apresentar um desempenho excelente, com resultados cristalinos mesmo em um período onde várias empresas de consumo estavam sofrendo bastante.
As ações acumulam em 2016 um ganho ao redor de 90 por cento, na quarta posição entre os papéis com maior valorização acumulada no ano do Ibovespa, índice de referência do mercado acionário brasileiro, que contabiliza acréscimo de pouco mais de 35 por cento.
Pousada afirmou que o resultado do segundo trimestre foi beneficiado pela elevação dos preços de medicamentos acima da inflação pela primeira vez desde 2009, mas também refletiu a melhora em todos os seus indicadores, enquanto reiterou que a maior preocupação segue voltada para a abertura de lojas.
LOJAS
No final de julho, a rede elevou a sua estimativa de abertura bruta de lojas neste ano de 165 para 200 unidades, e a projeção para 2017 foi ampliada de 195 para 200 pontos. A rede atual conta com 1.330 lojas em 18 Estados – sendo que a primeira loja no Tocantins foi aberta no começo deste mês.
“Nossa vocação é consolidar o mercado abrindo lojas”, afirmou Pousada. “Nossa preocupação é entregar para o cliente que vai em uma loja nova a mesma qualidade de serviço que já conhecia no passado”, disse. “A qualidade precisa ser tão boa ou melhor que o legado”, reforçou.
A Raia Drogasil inaugurou nesta semana na cidade de São Paulo um novo formato de loja, que destaca como diferenciais a experimentação e ações voltadas ao público feminino e relacionadas aos produtos de beleza e higiene.
O executivo disse que a decisão de abertura dessas lojas está atrelada ao movimento de pessoas e ainda não há uma previsão sobre quantas serão abertas no país, mas ele afirmou que mais 3 ou 4 serão inauguradas neste ano.
Para a corretora Brasil Plural, o novo formato pode trazer novos consumidores e um fluxo diferenciado para as lojas mais focadas em produtos cosméticos, de perfumaria e higiene, que detêm maior giro de estoque. “Esta iniciativa não estava em nosso radar e reforça a nossa visão sobre a forte gestão e execução da companhia”, disse em nota a clientes.
Pousada também destacou que o canal de vendas pela internet é importante na estratégia de multicanalidade do atendimento ao cliente e que vem crescendo bem, sem detalhar números. “Cada vez mais a decisão de compra do cliente vai passar também pela internet.”
Ele vê como normal um movimento de consolidação no setor, citando que se trata de um mercado atraente, mas que a Raia Drogasil vai observar de fora. “Nosso crescimento é orgânico.” Ele também descartou ampliar as operações além do país. “Nosso objetivo é continuar atendendo bem o cliente do Brasil.”