Dois shoppings do Rio de Janeiro vão iniciar um teste piloto com uma solução de marketing móvel ligada a beacons desenvolvida pela startup carioca Fulllab.
O Mobile Time afirma que serão instalados beacons nos corredores dos shoppings para possibilitar a comunicação com os consumidores que circulam no local.
Os shoppings, que não tiveram os nomes divulgados, serão os primeiros clientes da plataforma Bconext, da Fulllab.
A solução da startup cruza as informações registrados pelos beacons com uma Plataforma de Gerenciamento de Dados (DMP, na sigla em inglês) da Fulllab, que conta com informações sobre hábitos de consumo de 67 milhões de usuários que compram pela internet.
Com isso, os shoppings e seus lojistas poderão realizar campanhas mais segmentadas e personalizadas.
A ferramenta identifica o usuário a partir de sua conexão no wi-fi gratuito ofecerido nos shoppings. Para o acesso, será solicitado o login via Facebook, assim como a ativação do bluetooth (para que o smartphone se conecte aos beacons).
Além disso, o MobileTime relata que a Fulllab desenvolveu uma solução própria para a captura do endereço MAC dos celulares que estiverem conectados ao wi-fi dos shoppings. Um pequeno dispositivo conectado a qualquer nó da rede solicita aos celulares dos visitantes que armazenem seu endereço MAC, para posterior utilização.
A coleta é feita em 200 milissegundos e a informação também é relevante para a personalização das campanhas.
Com base nos dados da DMP, será possível conhecer alguns hábitos de consumo e de navegação dos visitantes dos shoppings, como as pesquisas feitas pelo usuário na web, personalizando as campanhas.
A Fulllab também desenvolveu uma plataforma de mídia para a criação de campanhas pelos lojistas na comunicação com os visitantes dos shoppings.
O projeto da Fulllab usará beacons importados, produzidos pela Estimote, ao custo de US$ 20 cada