A varejista chilena Cencosud vê um cenário melhor para vendas no Brasil no próximo ano, mas aquém do potencial que espera para o país, que ainda enfrenta uma economia em recessão. “O otimismo (por parte do consumidor) ainda é pequeno”, afirmou na segunda-feira à Reuters o diretor de Estratégia Comercial da Cencosud Brasil, Alejandro Arruiz.
A Cencosud tem 220 lojas distribuídas nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe, sob as bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues.
No país desde 2007, o grupo atua em áreas de varejo com super e hipermercados, farmácias e lojas de eletroeletrônicos (Eletro Show).
O grupo vem ampliando esforços na oferta de produtos da marca própria Prezunic, com 250 itens disponíveis, e prevê expansão de 88 por cento nas vendas desses produtos em 2016.
Arruiz disse que a crise no país ajudou a alavancar as vendas da marca própria, que tem produtos em média 15 por cento mais baratos do que líderes de categoria. Segundo ele, a penetração desses produtos por categoria é de 8,2 por cento.
A Cencosud Brasil prevê ampliar a gama de produtos oferecidos para o próximo ano, por enxergar potencial de crescimento da marca própria no país.
O executivo reconhece o impacto negativo nas margens, reflexo de uma atitude mais competitiva da companhia, mas diz que esse esforço faz parte do dia a dia do negócio e decorre da opção de oferecer economia como vantagem ao consumidor.
Arruiz não comentou sobre o volume de investimentos demandados para planos de expansão do grupo no Brasil.
Além de Brasil, o grupo atua também na Argentina, Colômbia e Peru, com ações listadas nas bolsas de Santiago e de Nova York.