Um dos setores mais afetados pela crise, a área de vestuário tem sentido o impacto nas vendas. A queda é sentida justamente por ser considerado um bem de segunda necessidade. As compras podem ser postergadas, e esse gasto é um dos primeiros a serem cortados no orçamento da maioria dos clientes em uma recessão econômica. Entretanto, essa maré negativa não tem gerado impacto em algumas grandes marcas do ramo de calçados, como o Grupo Afeet.
Englobando duas marcas amplamente conhecidas pelo público, a Artwalk e a Authentic Feet, a empresa tem mais de 20 anos no mercado brasileiro. Isso forneceu também um know how para conseguir driblar a crise e encontrar alternativas para alimentar as vendas mesmo nos períodos mais difíceis. A principal delas é a loja online, lançada em 2012. A ideia foi fomentada justamente pela inclusão das marcas em todos os canais. Isso garantiu, por exemplo, que o grupo fidelizasse os clientes e garantisse as vendas e lançamentos.
“Após três anos no ar, o faturamento da loja online superou as expectativas. Atualmente, o lucro é semelhante ao das lojas físicas”, aponta Luiz Munhoz, diretor do grupo Afeet. Ambas as lojas também possuem uma identidade forte, voltadas especialmente para públicos distintos e com características de compra diferentes. Isso tudo influenciou não só na oferta de produtos, mas no estilo e no desenvolvimento dos sites.
Por isso, é importante também garantir um ambiente de compra convidativo. Os investimentos no e-commerce vêm acompanhados da estruturação da marca e de uma identidade forte. Tudo isso com o peso que a Afeet traz, sendo a quarta maior rede de calçados do Brasil. Comprar pela internet garante também a facilidade ao pesquisar, a entrega de uma vitrine atualizada e intuitiva, o contato e cuidado com os clientes e também todo o sistema de vendas e entregas eficientes.
Os investimentos também não se distanciam das lojas físicas. Segundo Munhoz, “elas são importantes para manter-se no mercado”, sendo parte estratégica para o sucesso do grupo. A presença online deve ser paralela à estrutura das lojas em todo o país, garantindo que os dois formatos consigam chegar ao consumidor. O contato é recorrente, e a variedade de canais garante a presença em diferentes ambientes de compra, com um diálogo efetivo na vida dos clientes. A expansão da marca, mesmo em períodos de crise, também é garantida com as franquias. O sucesso da loja online se divide tanto na expansão do online quanto na abertura de novas unidades por franqueados. A recessão não tem assustado os empreendedores, que têm tido uma resposta positiva do mercado de calçados.