Há 135 anos no mercado, a Cia. Hering é uma das maiores empresas do setor de moda casual do País. Com 7,2 mil colaboradores, nove unidades industriais, dois centros de distribuição e duas unidades administrativas, a companhia atua em todo o Brasil com cinco marcas: Hering, Hering Kids, PUC, Hering for you e Dzarm, que incluem toda a linha de vestuário e acessórios de moda e básicos para públicos feminino, masculino e infantil.
Em 2013, prevendo crescimento constante das vendas on-line, a empresa decidiu investir em uma plataforma tecnológica para expandir e inovar suas vendas pela web. A solução aconteceu por meio do SAP Hybris, da fabricante alemã de software.
“Queríamos uma plataforma eficiente para que nossos consumidores tivessem uma experiência de compra inovadora e se sentissem atraídos e satisfeitos com esse canal”, lembra Sandro Bertotti, gerente de Tecnologia de Informação e Telecom da Cia. Hering.
Segundo o executivo, uma das principais metas da companhia era otimizar interações com consumidores do e-commerce de redes e dispositivos móveis, sincronizando todas as marcas em único canal.
O projeto foi dividido em ondas, e a primeira delas aconteceu na Dzarm, focada em moda feminina, com go live em maio de 2014, sendo case mundial com uma das mais rápidas implementações em 13 semanas. A segunda fase, que abrangeu a marca Hering, foi concluída em cinco meses, em outubro daquele ano, a tempo de atender uma reivindicação da empresa: “precisávamos contar com o go live antes da Black Friday, um de nossos marcos mais importantes de vendas”, disse Bertotti. A última etapa foi finalizada em abril de 2015, com a incorporação da PUC ao sistema.
Com a ferramenta da SAP, a Cia. Hering também pôde unificar seu catálogo de produtos para gerenciar de forma ainda mais eficiente demandas e proporcionar facilidades no pagamento – como quitação pelo valor total ou separadamente, por marcas.
Além de possibilidade de integração entre os canais de relacionamento, o SAP Hybris garante visão única de estoque e interações dos clientes com as marcas. No ano passado, o comércio on-line da companhia representou 1,7% do total realizado e a ideia é ampliar esse número, de acordo com o executivo.